sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Valeis mais que todos os passarinhos (Lc 12,7)

Podíamos dizer que é quase escandaloso, é pelo menos vergonhoso, que nos tenhamos esquecido com tanta facilidade destas palavras de Jesus: “valeis mais que todos os passarinhos”.
Quantas vezes na nossa vida e face aos desafios que ela mesma encerra enquanto condição biológica e finita, enquanto mapa de redes de relações, enquanto equação aberta a valores insuspeitados, nos esquecemos de que valemos alguma coisa, de que Alguém dá alguma coisa por nós.
Não o podíamos fazer, não o devíamos fazer, devíamos viver ou procurar viver com essa confiança, fundados na palavra de alguém como Jesus que fez a experiência dessa mesma entrega e confiança e não saiu defraudado. Ele é o nosso garante, o preço do nosso resgate, o que nos obriga ou devia obrigar ainda mais, pois já não vivemos apenas com essa confiança mas com a certeza que alguém pagou o nosso preço, e por um valor bem alto, o da sua vida.
Santa Teresa de Jesus, cuja memória hoje celebramos, descobriu também na sua vida essa mesma realidade e por isso pôde dizer que com Jesus, “estando presente tão bom amigo e tão generoso capitão tudo podemos suportar, Ele é ajuda e dá força, nunca falta é verdadeiro amigo”.
Possamos com a graça do Espírito Santo fazer esta mesma experiência dispondo-nos em cada dia e face a qualquer desafio a essa confiança.

2 comentários:

  1. Boa tarde Frei José Carlos,
    Os seus textos, qualquer que seja o tema ou o conteúdo são sempre apelativos à elevação da nossa espiritualidade,alimentando a necessidade que temos de estar unidos a Deus pela oração que eles sugerem, pelo exame de consciência sobre a artificialidade ou a plenitude das nossas vidas, enfim pelo enriquecimento através do conhecimento das vidas de santos ou ainda pela familiaridade a que nos convida com a exposição de factos passados, tão presentes da vida dos dominicanos.
    O texto acabado de ler fortalece a nossa fé, lembrando-nos a fotça da presença divina, o amigo que nunca nos falta para não claudicar.
    A sua perseverança de apóstolo junto de nós nunca permitirá que a nossa fidelidade esmoreça.
    Um abraço fraterno,
    Graciete

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    “Valeis mais que todos os passarinhos”. Que conforto, coragem e estímulo nos dá o que escreveu a propósito da reflexão das palavras de Jesus, no excerto que tomo a liberdade de transcrever ...” Ele é o nosso garante, o preço do nosso resgate, o que nos obriga ou devia obrigar ainda mais, pois já não vivemos apenas com essa confiança mas com a certeza que alguém pagou o nosso preço, e por um valor bem alto, o da sua vida.”…
    De uma forma muito bela, lembra-nos que ... nos esquecemos de que valemos alguma coisa, de que Alguém dá alguma coisa por nós.”…
    Que possamos à semelhança de Santa Teresa de Jesus e com a mesma coragem e confiança dizer em qualquer circunstância e momento da nossa vida que com Jesus “estando presente tão bom amigo e tão generoso capitão tudo podemos suportar, Ele é ajuda e dá força, nunca falta, é verdadeiro amigo”….
    Obrigada por esta profunda e bela Meditação que nos encoraja, valoriza perante Deus e que nos renova a confiança em Jesus.
    Bem haja Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno
    MJS

    ResponderEliminar