quinta-feira, 10 de março de 2011

Dá-nos Senhor o espírito de castidade

Na oração de Santo Éfrem, depois de termos pedido ao Senhor a libertação dos diversos espíritos que nos subjugam e afastam de Deus, imploramos que nos seja concedido um outro espírito, quase em contraponto com aquele de que nos libertámos ou desejamos libertar. Assim, o primeiro espírito que pedimos ao Senhor é o espírito de castidade, pois por seu intermédio poderemos lutar contra a ociosidade do sem sentido.
Ao falarmos de castidade alguns sorrirão, pois o sentido da palavra anda demasiado estafado, quase clandestino e como que encolhido numa visão estreitamente sexual. Para muitos falar de castidade significa falar de pureza sexual, de uma privação, de um comportamento que se opõe à libertinagem e ao deboche, uma restrição de um direito à satisfação de uma necessidade até física.
Contudo, o significado primordial de castidade é muito mais profundo, muito mais abrangente, pois significa uma integridade e uma sabedoria, exprime uma noção capital e fundamental para o cristianismo que é a da experiência do bem, a experiência de uma vida boa e justa, uma vida autêntica e cheia de sabedoria. A castidade não se reduz nem se resume ao corpo, e muito menos à sexualidade.
A castidade entendida como integridade opõe-se assim à perda de autoridade, à divisão e à dissolução, ao afastamento da sabedoria de vida, ao vazio e ao sem sentido. A castidade é um regresso à vida em plenitude, à alegria da harmonia e da paz entre o corpo e o espírito.
Por isso nesta Quaresma pedimos ao Senhor nesta oração de Santo Éfrem que nos conceda o espírito de castidade, ou seja um espírito de integridade para vivermos em plenitude, para fazermos a experiência da vida boa e justa, da vida que nos é oferecida por Deus como um dom, tanto no corpo como no espírito.

4 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Na Meditação que partilha connosco, ciente da oração de Santo Éfrem, aborda com desassombro o verdadeiro significado de castidade. Se me permite, a palavra “casto” tem vários significados. Para além de puro, imaculado, entre outros sinónimos, encontramos as palavras digno, íntegro. É neste sentido, creio, com o significado mais profundo e abrangente que nos fala da castidade. O ser humano só pode viver em equilíbrio, na unidade do seu ser corporal e espiritual.
    Como nos recorda ... “A castidade é um regresso à vida em plenitude, à alegria da harmonia e da paz entre o corpo e o espírito”…
    Permita-me que oremos com o Frei José Carlos a oração com que conclui a Meditação …” Por isso nesta Quaresma pedimos ao Senhor nesta oração de Santo Éfrem que nos conceda o espírito de castidade, ou seja um espírito de integridade para vivermos em plenitude, para fazermos a experiência da vida boa e justa, da vida que nos é oferecida por Deus como um dom, tanto no corpo como no espírito.”
    Obrigada Frei José Carlos pela partilha do texto e da ilustração na qual é perceptível um fio de água cristalina. Bem haja.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. É o Frei José Carlos o amigo oportuno, qual candeia acesa a iluminar o caminho das nossas necessidades, o que transparece neste texto esclarecedor de dúvidas, apaziguador de consciências, ao revelar o sentido do que é a verdadeira castidade.Que o Senhor o ajude a manter-nos lúcidos na nossa "experiência de vida boa e justa".
    Tenha uma santa noite,
    GVA

    ResponderEliminar
  3. Frei josé Carlos,

    Agradeço-lhe esta bela e maravilhosa partilha deste texto tão esclarecedor,tão profundo de sentido sobre o espírito de castidade.Gostei muito da maneira como o Frei José Carlos abordou tão claro este tema.
    Como nos diz todo o silêncio que fizermos,certamente nos ajudará a reflectir,o verdadeiro sentido da castidade."A castidade é um regresso à vida em plenitude,à alegria da harmonia e da paz entre o corpo e o espírito.
    É muito importante,neste tempo que a Igreja nos dá para reflectirmos e que nos convertamo-nos a Dues.É para isso este tempo de Quaresma.
    Muito grata por esta maravilhosa partilha,que o Senhor nos ajude a meditar.
    Bem haja,Frei José Carlos por esta ajuda que vem ao encontro das nossas necessidades.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  4. A beleza e simplicidade deste texto deixa-me sem palavras, num estado de paz em que parece que estou no céu, em que tudo está imaculado e branco.... ahhhh, e eu a pensar que estava no nirvana, pois, mas afinal de contas não é bem isso...falta o texto mesmo.
    Pedro

    ResponderEliminar