quarta-feira, 9 de março de 2011

Oração de Santo Éfrem para a Quaresma

Senhor e Mestre da minha vida,
não me abandones ao espírito de ociosidade,
de tristeza, de dominação e das vãs palavras.
Concede-me o espírito de castidade, de humildade, de paciência e de amor.
A mim teu servo.
Sim, meu Senhor e meu Rei, concede-me ver as minhas faltas e a não julgar o meu irmão.
Tu que és louvado pelos séculos dos séculos. Ámen.


Esta pequena oração, atribuída a Santo Éfrem, é recitada no final de cada Oficio da Quaresma na Liturgia Ortodoxa. Para muitos cristãos ortodoxos é também a oração diária que marca e distingue este caminho e tempo de preparação para a Páscoa que hoje iniciamos.
Na sua simplicidade e sobriedade, esta oração desse grande mestre e poeta cristão do século IV, convida-nos a reconhecer a precariedade da nossa vida, a iniquidade de muitos dos nossos actos e a necessidade de um outro espírito para que na nossa vida Deus seja glorificado.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela pequena mas profunda e maravilhosa oração de Santo Éfrem para a Quaresma e por todos os textos que escreveu sobre os pedidos de Santo Éfrem para o período que iniciámos: libertação do espírito de ociosidade, da tristeza, da dominação e das palavras vãs que partilhou connosco.
    Muitos de nós faremos da mesma uma das nossas orações para este período e noutros momentos. É intemporal.
    Os textos são uma excelente leitura e meditação para esta fase de preparação para a Páscoa.
    Bem haja Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta maravilhosa e bela Oração de Santo Éfrem,que partilhou connosco.Que riquesa de oração,não conhecia,já a tenho para rezá-la também neste tempo de Quaresma.Que o Senhor ilumine o Frei José Carlos,que está a dar-nos todo apoio espiritual.
    Uma boa semana.Bem haja.
    AD

    ResponderEliminar