domingo, 6 de março de 2011

Homilia do IX Domingo do Tempo Comum

As palavras que escutámos a Jesus no Evangelho de hoje podem perfeitamente passar-nos ao lado, podemos pensar que elas se dirigem àqueles que dizem mas não fazem, que a chamada de atenção de Jesus se dirige àqueles que apenas invocam “Senhor, Senhor”.
Ora, se tivermos um pouco de atenção e seguirmos o raciocínio de Jesus damo-nos conta que imediatamente a seguir Jesus insere neste grupo aqueles que em seu nome profetizaram, aqueles que em seu nome expulsaram demónios e realizaram milagres. Ou seja, Jesus está-se a dirigir aos seus discípulos, àqueles mesmos que pouco tempo antes ele tinha enviado a anunciar a boa nova do Reino e tinham regressado contentes porque tinham curado doentes e tinham expulsado demónios.
A crítica de Jesus vai assim directamente para os seus discípulos, para aqueles que no momento tinha diante de si, e para nós que tantas vezes também invocamos o Senhor mas nos esquecemos de viver de acordo com a palavra daquele que invocamos. A crítica de Jesus é assim bastante profunda e mais do que ao fazer, ao que fazemos ou não fazemos, dirige-se ao que deixamos Deus fazer em nós.
É neste sentido que Jesus utiliza a metáfora da construção sobre a rocha, uma construção que só aguenta as tempestades e os vendavais na medida em que está bem alicerçada nessa rocha, nesse conhecimento e intimidade com a Palavra que é o próprio Jesus. Atentos à Palavra, partilhando da sua vida e da sua força podemos realmente realizar as obras, e realizamo-las com uma convicção e uma fé que ultrapassa o mero formalismo.
É também nesta linha que vão as palavras da Carta de São Paulo aos Romanos que tanto deram que fazer à Igreja, nomeadamente quando Lutero fundamentou nelas a sua crítica à Igreja romana no século dezasseis. Porque de facto o homem não é justificado pelas obras da lei mas pela fé, ou seja, uma vez mais nos deparamos com essa convicção que o simples exercício externo e exterior da lei, das obras da lei, não é garante de salvação. É pela fé, por essa intimidade com a vida da Palavra que podemos alcançar a justificação e a salvação.
Esta convicção teológica fundamenta-se naquilo que podemos chamar a performatividade da mesma Palavra, a vida e a força intrínsecas à Palavra que alteram tudo aquilo que entra em contacto com ela, quem a recebe e acolhe. O acolhimento da Palavra não deixa ninguém do mesmo modo em que se encontrava antes.
E não podemos esquecer que a Palavra, a última palavra de Deus é o seu próprio Filho, é Jesus Cristo, que não nos pode deixar indiferentes na medida em que nos dispomos ao seu acolhimento. Receber a Palavra e a palavra encarnada em Jesus Cristo é deixar-se possuir, transformar, por essa mesma Palavra e não tomar a Palavra como propriedade sua ou disponível para o uso pessoal e segundo os seus critérios. Acolher Jesus Cristo como Palavra de Deus é colocar-se no esteio do mistério da encarnação assumindo esse mesmo mistério da encarnação como realidade intrínseca e inevitável.
Coloca-se assim para todo o discípulo de Jesus, para todo aquele que procura a fidelidade aos seus mandamentos um desafio no sentido da liberdade e da coerência, da vida segundo a lei e segundo o espírito. Há um equilibro a alcançar entres estas duas realidades, que nos aparecem como dois opostos na medida em que os procuramos viver separadamente, mas que de facto só têm sentido e justificação na medida em que se vivem reciprocamente equilibrados e integrados.
Peçamos assim ao Senhor que grave no nosso coração e na nossa alma a sua Palavra e nas nossas mãos, entre os nossos olhos, ela nunca deixe de estar, não como um mero sinal exterior, mas como uma fonte de vida que vivifica e alimenta, fortalece e anima tudo aquilo que se lhe apresenta.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    O texto da Homilia do IX Domingo do Tempo Comum que connosco partilha, é profundo, claro e intemporal. Como afirma numa das passagens que escreveu ...” A crítica de Jesus vai assim directamente para os seus discípulos, para aqueles que no momento tinha diante de si, e para nós que tantas vezes também invocamos o Senhor mas nos esquecemos de viver de acordo com a palavra daquele que invocamos. A crítica de Jesus é assim bastante profunda e mais do que ao fazer, ao que fazemos ou não fazemos, dirige-se ao que deixamos Deus fazer em nós.”
    Quando reflectimos sobre a coerência da nossa vida como cristãos, na vida de todos os dias, como passamos das palavras aos actos, quão difícil é encontrar o equilíbrio entre o parecer e o ser. Não basta orar, cumprir os mandamentos, praticar os rituais, quando os nossos actos nas mais diversas esferas de actuação são contraditórios com o dizemos ser, onde o amor verdadeiro a Deus e ao nosso semelhante, o serviço, a partilha desinterressada estiveram ausentes dos nossos actos.
    E passo a citá-lo, Frei José Carlos …” Coloca-se assim para todo o discípulo de Jesus, para todo aquele que procura a fidelidade aos seus mandamentos um desafio no sentido da liberdade e da coerência, da vida segundo a lei e segundo o espírito. Há um equilibro a alcançar entres estas duas realidades, que nos aparecem como dois opostos na medida em que os procuramos viver separadamente, mas que de facto só têm sentido e justificação na medida em que se vivem reciprocamente equilibrados e integrados.” … (…)
    …” Receber a Palavra e a palavra encarnada em Jesus Cristo é deixar-se possuir, transformar, por essa mesma Palavra e não tomar a Palavra como propriedade sua ou disponível para o uso pessoal e segundo os seus critérios.”
    Que o Senhor nos fortaleça na fidelidade ao amor e à vontade de Deus para que guiados por Ele saibamos construir a nossa vida e aceitar as propostas divinas participando, assim, na construção de um mundo de paz, de justiça para todos, de verdadeira solidariedade.
    Obrigada Frei José Carlos por esta profunda partilha. Bem haja.
    Desejo ao Frei José Carlos uma boa semana.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar