sábado, 12 de março de 2011

Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos de Benfica em 1704

O irmão frei Pedro da Assunção que no século chamavam Pedro Velho Barreto, filho de João Veloso Barreto e de Amada Barbosa Correia naturais e moradores na vila de Viana, tomou o hábito de frade do coro neste convento de São Domingos de Benfica por filho dele aos 12 de Janeiro de 1704.
Declaro que este irmão acima tomou o hábito no convento de Viana por filho do mesmo dito convento.
Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços

O irmão frei João de Santo Agostinho que no século chamavam João Henriques, filho de Manuel Henriques e de Ascensão Ferreira assistentes na vila de Azeméis, bispado do Porto, tomou o hábito de frade do coro por filho do mesmo neste convento de São Domingos de Benfica aos 16 de Fevereiro de 1704.
Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.
Frei Caetano

O irmão frei Francisco de Santa Catarina que no século chamavam Francisco de Senna, filho de José Pereira e de Mariana Francisca naturais e moradores na cidade de Lisboa, tomou o hábito de frade do coro neste convento a 17 de Fevereiro de 1704.
Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei Caetano do Rosário que no século chamavam Caetano Ribeiro da Costa filho de Domingos João do Anjo e de Francisca Ribeiro da Costa, naturais e moradores em vila do Conde, tomou o hábito neste convento de São Domingos de Benfica por filho dele aos 17 de Fevereiro de 1704.
Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

Ao primeiro de Novembro de 1704 às quatro horas depois de Vésperas tomou o hábito de Donato por filho deste convento o irmão frei Nuno dos Santos natural da cidade de Lisboa, em fé do que fiz este termo, que assinei, dia, mês e ano ut supra.
Frei António de Santa Maria, Mestre de Noviços.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela informação sobre as Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos em 1704, pela bonita fotografia e pela continuação da partilha desta informação histórica relativa aos dominicanos. Bem haja.
    Desejo ao Frei José Carlos um bom domingo.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe toda a bela partilha,de informação histórica relativa aos dominicanos.Leio sempre com muito interesse,toda a informação sobre Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos de Benfica em 1704.
    Bem haja,Frei José Carlos,uma óptima semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar