sábado, 22 de dezembro de 2012

A minha alma glorifica o Senhor (Lc 1,46)

Em cada tarde, quando a Igreja reza as Vésperas, as palavras do cântico de louvor de Maria ressoam novamente na boca do homem.
Desde tempos imemoriais, à hora em que o sol se recolhe ao outro lado do mundo, o cântico de Maria eleva-se dos nossos lábios e dos nossos corações, num louvor unânime à obra de Deus para com os homens.
À porta da celebração do Natal eis que o Evangelho do dia nos apresenta e faz novamente cantar o cântico de louvor da Virgem Maria, confrontando-nos com uma repetição que vamos realizando todos os dias para que estas mesmas palavras da Virgem se façam vida na nossa vida.
Por elas, e à semelhança da Virgem Maria, o Senhor vai-nos preparando um coração de servo, de alguém que se encontra em missão, de homens e mulheres que sabem exaltar e rejubilar de alegria face às obras maravilhosas do seu Criador e Senhor.
O Magnificat vai-nos assim preparando cada dia e em cada ano para a celebração do Natal, vai aquecendo as nossas cordas vocais para na noite mais bela do ano podermos cantar com os anjos “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens”.
O Magnificat, cântico de louvor da Virgem Maria pelas obras que o Senhor realizou e realiza, coloca-nos em sintonia com o nascimento do Menino Deus, vai-nos unindo à obra salvadora de Deus, num uníssono que une o céu e a terra.
Procuremos neste final de tarde cantar o Magnificat unindo-nos a todos os homens e mulheres que o cantam louvando a Deus, e àqueles que, ainda não o cantando, o vivem no sofrimento da carne e na humildade do serviço que prestam.
Que a nossa alma glorifique o Senhor por todas as obras de amor e humildade.
 
Ilustração: “Visitação”, de Franz Anton Maulbertsch. Detalhe do fresco na Catedral de Vac Hungria.

2 comentários:

  1. Quem dera que ao cantar o Magnificat sentíssimos realmente essa unidade e esse amor que nos prepasasse para o cântico de louvor da noite de Natal.I.T.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Grata pelo texto da Meditação que teceu e partilha. Profundo, poético, maravilhosamente ilustrado, recordando-nos que ...” Em cada tarde, quando a Igreja reza as Vésperas,(…) o cântico de Maria eleva-se dos nossos lábios e dos nossos corações, num louvor unânime à obra de Deus para com os homens e que o Evangelho do dia nos apresenta e faz novamente cantar o cântico de louvor da Virgem Maria.”…
    Como nos salienta …” O Magnificat, cântico de louvor da Virgem Maria pelas obras que o Senhor realizou e realiza, coloca-nos em sintonia com o nascimento do Menino Deus, vai-nos unindo à obra salvadora de Deus, num uníssono que une o céu e a terra.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e …” Que a nossa alma glorifique o Senhor por todas as obras de amor e humildade.”
    Bem-haja. Que o Senhor o ilumine e o abençoe.
    Votos de um bom domingo com paz, alegria, confiança e esperança.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar