segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Genealogia de Jesus Cristo (Mt 1,1)

O Natal aproxima-se a passos largos e uma semana apenas nos separa da comemoração do nascimento do Filho de Deus entre os homens.
Como uma espécie de pórtico do que vamos celebrar e viver, a Liturgia da Palavra deste primeiro dia da semana preparatória apresenta-nos a genealogia com que São Mateus dá início ao seu Evangelho.
Uma sucessão de nomes e filiações entrecortadas por gerações e acontecimentos trágicos, como o pecado de David quando desejou a mulher de Urias e a deportação para a Babilónia, pela inserção de quatro nomes de mulheres históricas que colocam a realidade da estrangeira na sucessão patriarcal.
Nesta genealogia não podemos contudo deixar de passar em branco as duas figuras masculinas que iniciam e terminam a linhagem, Abraão e José, esposo de Maria. Quarenta e duas gerações os separam, mas unem-se no mesmo mistério face aos filhos que têm.
Abraão concebe um filho que lhe foi prometido por Deus, um filho único e muito amado, mas que terá que apresentar ao Senhor para ser sacrificado. Liberto da morte, Isaac é o continuador da geração, mas situa-se já em outra órbita, em outro plano. Depois do momento do sacrifício Isaac já não é mais um filho de Abraão, mas uma propriedade de Deus entregue a Abraão. A paternidade é assim divina, é uma oferta de Deus.
José, esposo de Maria, vai encontrar-se com a mesma radicalidade da paternidade, e assim, não tendo concebido nenhum filho, vê-se convidado a aceitar o Filho de Deus, o dom que Deus lhe faz de uma geração de que não é nem pode ser progenitor.
A genealogia que São Mateus elabora, entre muitas outras realidades ligadas à história da salvação, está objectivamente constituída no sentido de mostrar que é Deus que age, que é Deus que é Pai e aos homens cabe aceitar essa paternidade, a oferta de vida que Deus faz.
Ao prepararmos o Natal, a celebração do nascimento do Filho de Deus, somos através desta genealogia convidados a reconhecer o dom de Deus, a reconhecer a necessidade da abdicação da nossa “paternidade”, do nosso espirito de propriedade, para podermos acolher o Filho que o Pai nos entrega em cuidado.
 
Ilustração: “O sacrifício de Isaac”, de David Teniers o Jovem, Kunsthistorisches Museum.

2 comentários:

  1. "Abdicar do nosso espírito de propriedade" que não se traduz em "pobreza" apenas nem sobretudo mas em "libertação". Será? I.T.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    A genealogia de Jesus Cristo com que São Mateus dá início ao seu Evangelho recorda-nos a Sua dimensão humana e histórica da qual fazemos parte, que dá sentido à nossa vida.
    Como nos salienta …” Ao prepararmos o Natal, a celebração do nascimento do Filho de Deus, somos através desta genealogia convidados a reconhecer o dom de Deus, a reconhecer a necessidade da abdicação da nossa “paternidade”, do nosso espirito de propriedade, para podermos acolher o Filho que o Pai nos entrega em cuidado.”
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha desta profunda Meditação, que nos ajuda a preparar-nos espiritualmente para acolhermos …“a oferta de vida que Deus faz”… .
    Que o Senhor o ilumine, abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar