sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Viver com o outro

 
Aprende-se a viver em relação com os outros interessando-se por eles mas sem depender deles, numa forma de amizade que é um dom e não uma possessão.
Dom Samuel

Ilustração: Monumento à união do Cantão de Genebra à Confederação Suíça em Genebra.

2 comentários:

  1. A Amizade é um dom que temos que cultivar, por nós e pelos que estimamos. É uma forma de partilhar o Amor do Pai, não é verdade?
    Inter Pars

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Reflicto nas palavras de Dom Samuel que partilha connosco sobre o “Viver com o outro”. Concordo essencialmente com o conteúdo do “aprender a viver em relação com os outros”. Aprendizagem difícil particularmente no que concerne à não possessão, à propriedade do outro, seja na amizade ou no amor. Porém, há uma afirmação com a qual discordo e que se reporta à dependência de uma das partes. A dependência seja física ou afectiva pode existir, e, em especial, a dependência física e que leva justamente os amigos que não são verdadeiros a afastarem-se. O importante é que o lado real ou aparentemente mais forte da relação não abuse e saiba cuidar do(s) outros(s) a diferentes níveis com respeito pela sua dignidade. “Amar é cuidar” lembrava-nos numa partilha anterior de Dom Samuel, creio.
    Que Deus nos ajude a saber aceitar a vida como a mesma se revela no nosso peregrinar, com humildade e amor.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha do “Pensamento do dia” que nos questiona. Que o Senhor o ilumine, abençoe e proteja.
    Bom fim de semana. Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me que partilhe um excerto do poema do Padre José Tolentino de Mendonça, publicado na mensagem da Pastoral da Cultura datada de 21/12/2012.

    Para haver Natal este natal

    ………….

    Para haver Natal este natal/ talvez seja preciso recordar/
que as vidas começam e recomeçam/ 
e tudo isso é nascimento (logo, Natal!)./
Que as esperanças ganham sentido/
quando se tornam caminhos e passos./
Que para lá das janelas cerradas/
há estrelas que luzem/
e há a imensidão do céu./
    ……..

    ResponderEliminar