segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Santa Catarina de Ricci e os seus atributos iconográficos

Hoje a Ordem dos Pregadores celebra a memória de Santa Catarina de Ricci, falecida a 2 de Fevereiro de 1590 no Mosteiro de São Vicente, no Prato, Itália.
 
Nas diversas representações plásticas desta Santa Dominicana encontramos um conjunto de elementos iconográficos que dizem respeito a um acontecimento que se reporta a oito de Junho de 1541 e de que a imagem anexa é exemplo.
 
Pela vivacidade da narração, seguimos uma vez mais o texto do “Agiológio Dominico”, composto por frei Manuel de Lima, e publicado em 1709 em Lisboa na Oficina de António Pedroso Galrão.
 
Uma vez lhe falou uma imagem de Cristo crucificado, que tinha na cela, e hoje logra grande veneração daquelas religiosas. Sucedeu este caso a oito de Junho de 1541.
 
Estando orando depois de comungar, com o mesmo crucifixo nos braços, e pedindo-lhe a quisesse instruir nas coisas necessárias para a salvação da sua alma, o piedoso Senhor, despregando a mão direita a abraçou e lhe disse: “Esposa minha, a tua vida, e as tuas obras, me são agradáveis”.
 
Em outra ocasião, entrando na cela, depois de receber a sagrada comunhão, viu que a Santa Imagem despregada da cruz, a vinha receber ao encontro, e correndo ela a recolhê-la nos braços, sentiu lhe ordenava, que junta com as mais Religiosas o aplacassem da ira, com que estava contra os pecadores, e em particular fizessem três procissões para alcançar Misericórdia. Devoção que, principiada naquele tempo, dura até hoje neste Mosteiro.
 
Ficou a Serva de Deus arrebatada em êxtase, e abraçada com a milagrosa imagem despregada da Cruz, com um semblante tão terno, e devoto, que moveu todas as religiosas a muitas lágrimas.
Repetidas vez lhe apareceu o Anjo Custódio avisando-a de várias coisas, em muitas ocasiões viu na Hóstia consagrada a Cristo em diversas formas, hora de menino, hora de homem e em algumas lhe falou.
 
Ilustração: Santa Catarina de Ricci acolhida pelo crucifixo, de Girolamo Ticciati, Altar da igreja de São Vicente e Santa Catarina, em Prato, Itália.

 

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Foi com interesse que li o texto que elaborou sobre Santa Catarina de Ricci no dia em que a Ordem dos Pregadores celebra a sua memória. Texto de grande espiritualidade e beleza que me faz reflectir.
    Grata, Frei José Carlos, pela maravilhosa partilha, pela divulgação de factos importantes da vida de Santa Catarina de Ricci. Bem-haja.
    Que o Senhor o abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar