quarta-feira, 13 de março de 2013

Só nos teus braços sou

 
Está quase a chegar ao fim a época das Celebrações da Palavra no Externato Marista de Lisboa, e, como já disse em outros momentos, têm sido momentos de grande descoberta, de verdadeiro encontro entre a Palavra de Deus que nos convoca e as vidas de cada um de nós que ali estamos presentes.
 
Estou a chegar da Celebração da turma 2 do 11º Ano, uma Celebração bastante cuidada na preparação musical, e da qual partilho a última música que cantámos pelo que nos aponta para o texto do Evangelho de São João que hoje podemos ler e escutar na Celebração da Eucaristia.
 
De facto, se Jesus diz que nada pode fazer sem estar em união com o Pai, também nós nada podemos fazer de bem sem Deus, nada podemos fazer sem nos abandonarmos nos braços do Pai.
Só aí somos, podemos SER, ainda que aprendizes de viajantes ou perdidos no caminho.

 
 


Ilustração: Fotografia do Caminho Português de Santiago em Julho de 2013, uma vez que o tema da Celebração da Turma era "Caminho".

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,


    Grata, Frei José Carlos, pela profunda e bela partilha que intitulou “ Só nos teus braços sou”. Pelo conteúdo, pela ilustração, pelo poema, pela espiritualidade, pela poética, pela reflexão que nos leva a fazer sobre a vida de cada um de nós e do nosso irmão . Que gratificante partilhar connosco a espiritualidade, a alegria e a esperança contida nos momentos vividos …” de grande descoberta, de verdadeiro encontro entre a Palavra de Deus que nos convoca e as vidas de cada um de nós que ali estamos presentes.” …
    Como nos recorda …” nada podemos fazer sem nos abandonarmos nos braços do Pai.
    Só aí somos, podemos SER, ainda que aprendizes de viajantes ou perdidos no caminho.“
    Bem-haja. Que o Senhor o abençoe e o guarde.
    Bom descanso. Continuação de uma boa semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva


    P.S. Se me permite, Frei José Carlos, um abraço especial para o caminhante Alexandre e votos de continuação de uma boa caminhada quaresmal e a partilha de novo de um poema de Frei José Augusto Mourão, OP

    a caminho do teu Nome


    Deus, tu conheces as maquinações/que os demónios do mutismo/e da surdez/em nosso corpo
    tramam/que a tua Palavra nos faça passar/do barulho insidioso dos sentidos/à lancinância do
    grito/e à confissão da fé//

    toma-nos pela mão, Deus,/e que a nossa vida se ponha de pé/a caminho do teu Nome,/
    Deus do nosso consentimento/e do nosso louvor/que em Jesus Cristo e no Espírito nos
    convocas/neste fim de tarde//

    (In, “O nome e a Forma”, Pedra Angular, 2009)

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Pela manhã ao ler este magnificamente e belo poema,fiquei maravilhada com esta beleza de partilha,profunda que nos reconforta e encoraja a caminhar em frente,pois como nos recorda no poema,nada podemos fazer sem nos abandonarmos nos braços do Pai.Como também nos diz o belo titulo,"Só nos teus braços sou".Obrigada,Frei José Carlos,pela profundidade das belas palavras partilhadas e também pela beleza da ilustração do belo Caminho Português de Santiago,bonito tema da Celebração o "Caminho".Bem-haja, Frei José Carlos,por tudo o que partilhou connosco.
    Que o Senhor o ilumine o abençoe e o proteja.Desejo-lhe um bom dia.
    Um abraço fraterno.,
    AD

    ResponderEliminar