quarta-feira, 30 de abril de 2014

Crescemos graças ao encontro

 
Somos e crescemos graças ao encontro. O encontro com o outro transfigura-nos, dá-nos que pensar, obriga-nos a hospedar a sua visão do mundo e a contemplar a sua postura com a máxima dignidade. O encontro, quando se articula desde o coração, abre novas possibilidades e converte o outro estranho em um tu próximo, num interlocutor válido, em alguém de quem posso aprender.
Francesc Torralba Roselló

Ilustração: Elementos decorativos da escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Leio com muito agrado as palavras de Francesc Torralba Roselló ao recordar-nos que” Somos e crescemos graças ao encontro”.
    Recordo igualmente, Frei José Carlos, do muito que tem partilhado e temos aprendido, ao longo dos anos, no blog, sobre a noção de “alteridade”.
    E, passo a citar, Frei Betto O.P., …”trabalhar a dimensão da alteridade, é ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem. (...)
    (...) Não temos mais alteridade com a natureza. Essa é uma perda irreversível da nossa civilização. (...)
    (...) Só existe generosidade na medida em que percebo o outro como outro e a diferença do outro em relação a mim. (...)
    (...) Nenhum de nós, por mais que se olhe no espelho ao longo da vida, guarda a memória das suas feições. Sei como você é porque estou olhando-o agora, mas você não sabe como são as suas feições, a não ser quando se olha no espelho. É como se a natureza quisesse nos dizer que fomos feitos para olhar o outro, e não a si próprio.”...
    Acresce que a experiência da maioria de nós, ensina-nos que o encontro e desenvolvimento da relação com o outro nem sempre é um caminho fácil. É feito de diálogo e da capacidade de entender o outro a partir da sua experiência de vida e da sua interioridade, de amor, de respeito. Mas ...” O encontro, quando se articula desde o coração”… torna possível superar as dificuldades, …” abre novas possibilidades e converte o outro estranho em um tu próximo, num interlocutor válido, em alguém de quem posso aprender”, como nos salienta Francesc Torralba Roselló.
    Um grande obrigada, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos desinstalam, que nos levam a pensar os nossos comportamentos. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom dia, com paz, alegria e confiança.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Ao ler este maravilhoso e belo "Pensamento do dia " que me tocou tão profundamente,nesta manhã ,que agradeço a Deus,pelas palavras partilhadas.Obrigada,Frei José Carlos,gostei muito desta reflexão,e também pela sua bela ilustração.Bem-haja.Que o Senhor o ilumine o abençoe e o proteja.
    Votos de um bom dia cheio de paz e alegria.Bom descanso.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar