terça-feira, 27 de setembro de 2011

Notícia no Canadá sobre a nomeação do Padre Sylvain


No dia 11 de Março de 1962 era restaurada a Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores. Para governar e conduzir a Província foi nomeado Prior Provincial o dominicano de origem canadiana, e há muitos anos a trabalhar em Portugal, frei Louis-Marie Sylvain.
Dois meses depois, Maio de 1962, a revista “Temoins”, pequena publicação de carácter vocacional da Província Dominicana do Canadá, dava na última página desse número a notícia do sucedido.
Apresentamos a notícia e a imagem da página da revista no âmbito da divulgação dos documentos que ajudam a fazer a história recente da Província Dominicana Portuguesa.

O Primeiro Provincial de Portugal é um Québecois
Os Canadianos no estrangeiro foram muitas vezes apontados para nomeações de lugares importantes que nos fazem lastimar de não poder contar com eles junto de nós, mas que, pelo contrário, asseguram a presença do nosso país no plano internacional.
É dessa forma que um québequense, o Muito Reverendo Padre Louis-Marie Sylvain, O.P., acaba de ser nomeado primeiro superior da província dominicana de Portugal, que as guerras religiosas tinham desmantelado e que acaba de ser restaurada no 11 de Março passado.
O Padre Sylvain, que tínhamos particularmente apreciado quando foi Padre Mestre dos Irmãos Estudantes, depois pároco da paróquia de São João Baptista, junto dos Dominicanos de Otawa, vive em Portugal desde há uma quinzena de anos. Ele foi do primeiro grupo de religiosos que o Canadá enviou para esse país para ajudar à restauração duma província que conheceu no passado uma glória considerável.
O restabelecimento deste núcleo religioso era uma tarefa tanto mais árdua quanto as vocações eram pouco numerosas e as finanças estavam absolutamente esgotadas. Graças aos esforços conjugados dos religiosos portugueses e dos canadianos vindos para dar uma mão forte, graças também ao socorro pecuniário da população católica do Canadá e dos Estados Unidos, foi possível sustentar um crescimento do qual vemos hoje os frutos.
Durante alguns anos ainda os seis religiosos canadianos que participam presentemente na reedificação da nova Província continuarão em Portugal para ajudar os seus irmãos. Esta obra conjunta, de que o Padre Sylvain terá sido um dos principais artesãos, é um exemplo de solidariedade internacional e humilde entrega.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por esta informação sobre a história recente da Província Dominicana Portuguesa. É reveladora da dificuldade do restabelecimento da Ordem dos Pregadores em Portugal mas ilustra bem que a união faz a força.
    Obrigada pela partilha.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar