sábado, 10 de setembro de 2011

O Diário do Seminário de Mogofores – Últimas Páginas


Concluímos a apresentação do Diário do Seminário Dominicano de Mogofores redigido pelo Padre Tomás Maria Videira.

Como se pode ver, após algumas notas durante o mês de Junho de 1936, o Padre Tomás só volta a escrever em Março de 1943 e apenas umas breves linhas. Como confessa, as preocupações e os afazeres não lhe permitem tempo para a escrita diária. Na última página as ideias centrais do retiro. Certamente daquele retiro que refere sem data no final do ano de 36 e depois do Padre Gil ter tomado posse como Superior.

2-VI-36 – O Gil regressa de Portalegre onde pregou uma semana. Passou por Santarém onde teve a reunião dos Terceiros e instituiu a Confraria do Rosário.
Sempre que vem mostra-se um tanto desanimado com o pouco andamento da Província. Por fora vê melhor a nossa inactividade.
Ontem o P. Martins fez um ensaio geral do seu “Orfeão”. Vieram rapazes de Calvão e das Febres. Anda muito ocupado com a música.

7-VI – Desafio no campo das Lezírias entre os nossos alunos e os do colégio de D. Nuno. Os nossos mostraram-se tímidos, pouco animados e alguns um pouco cobardes deitando a bola para fora. José Nunes Martins mostrou não se dominar, perde facilmente a cabeça. 1-1.
?!
20-X-936 – Grande acontecimento para a Província, chegou hoje uma carta do Rmo. P. Jougla dizendo que o Rmo. Mestre Geral nomeou o P. Gil Superior local de Mogofores ficando ele como Vigário Geral mas com a residência em França, vindo cá todos os três meses. Esperanças e receios! Estávamos numa cepa torta. Mas as dificuldades são tantas!

26-10 – O P. Gil tomou hoje posse pelas 11 h. Disse algumas palavras: servire, regrare est. Cargos: P. Lopes – Irmãs e Procurador; a mim a Freguesia, P. Oliveira e P. Martins: professores.
Pôs-nos debaixo da protecção da Rainha do Rosário e de São José. Grande obra a realizar.
O Retiro dos Padres foi desde o dia…
Por carta o P. Jougla declarou que o P. M. não devia ocupar nenhum cargo na comunidade. Por conseguinte não pode ser professor.

Ave-Maria
19 de Março de 1943
Desde que iniciei este diário quantas interrupções e quantos acontecimentos alegres e tristes não sucederam! Contava recomeçar hoje com mais vagar. A agonia do pai de D. Maria José Bonifácio junto de quem passei grande parte da noite e visitei por três vezes durante o dia veio transtornar-me os planos. Nem cumpri tudo o que tencionava fazer para a Novena aos Coração Imaculado de Maria. Esta novena que punha sob a protecção de São José tem por fim alcançar luzes para resolver o problema do terreno para a casa do Porto e o da Escola Apostólica. Conto com a protecção do céu!

Ideias centrais para o retiro, para a vida espiritual, para a espiritualidade dominicana
1 – Deus – princípio, centro, fim, – Novíssimos.
2 – Jesus Cristo (N. Senhora) – admiração, gratidão amor total – doação.
3 – Igreja – dedicação – fidelidade, amor – apostolado.



1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha das últimas páginas do Diário do Seminário Dominicano de Mogofores, redigido pelo Padre Tomás Maria Vieira. Cientes da subjectividade, foi interessante ler, como o Frei José Carlos afirmou, no início da publicação do primeiro excerto, “os registos dos acontecimentos do quotidiano e o desenrolar da história da restauração da Província Portuguesa da Ordem de São Domingos, marcada por dificuldades e algumas alegrias”. Permita-me que lhe elogie a coragem da divulgação deste Diário.
    Votos de um bom domingo.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar