terça-feira, 27 de setembro de 2011

Primeira Carta como Vigário Geral do Padre Pio M. Gaudrault

Esta é a primeira carta que o recém instituído Vigário Geral para Portugal, frei Pio M. Gaudrault, canadiano, escreve aos frades portugueses. Nela perpassa a humildade face à tarefa mas também o desejo de a levar a bom termo.

Reverendíssimos Padre e Amadíssimos Irmãos:
O meu primeiro acto como Vigário Geral é pôr à vossa disposição, à disposição de todos e de cada religioso da Vigararia e das suas obras, a minha plena e inteira boa vontade e o meu afecto fraternal.
Venho a vós como um irmão, não como Canadiano, mas como Dominicano, Sou já um de vós, ansioso por trabalhar convosco numa grande obra – in anima una et corde uno.
Haverá, sem dúvida, dificuldades a superar. Todas as grandes obras estão semeadas de dificuldades. Mas elas serão precisamente o sinal de que Deus estará connosco, e de nós estaremos de todo o coração com Ele.
Obliviscens quae sunt retro, entregar-me-ei por completo a esta minha nova tarefa Àquele que é alma, o fim e o tudo da nossa vocação dominicana.
Gozar ou sofrer não são a última palavra do destino humano, sobretudo do destino religioso, mas sim agir afim de que no dia seguinte se realize mais e melhor do que na véspera, sob o olhar d’Aquele que nos reconforta e nos encaminha, que é o fim e a glória do nosso destino humano.
Depois de uma breve visita às casas de Lisboa, da Escola Apostólica e do Porto, irei ao Canadá para voltar com dois companheiros, dois Irmãos de Apostolado, para fins de Setembro. Nessa ocasião farei visitas mais demoradas e tomarei melhor conhecimento de todos vós, de todas as vossas obras, da Obra comum que está realizada.
Durante a minha ausência serei substituído por um Vigário. Designá-lo-ei em breve, e sereis disso informados.
Conto, portanto, Revmºs Padres e amadíssimos Irmãos, com a vossa generosa aceitação da minha pessoa, com a vossa submissão e com a vossa colaboração na mais bela caridade fraterna.
Pus o meu apostolado sob a especial protecção de Nª. Sª. de Fátima. De resto já tinha colocado sob o seu patrocínio uma nova casa que fundei em Montréal (Canadá) em 1945.
Tenho a agradecer-vos do fundo do meu coração o acolhimento tão fraternal e bondoso com que fui recebido entre vós. Comoveu-me profundamente, e expresso-vos por isso o meu profundo reconhecimento.
Não quero tardar em lançar sobre vós a minha mais afectuosa bênção.
Recebei, Revmºs Padres e amadíssimos Irmãos, a expressão do meu mais religioso afecto em N.P.S. Domingos.

Fr. Pio M.Gaudrault, O.P.
Vigário Geral
Lisboa, 09 de Julho de 1948
Festa de S. João de Gorgum e seus companheiros MM.





1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    O texto da primeira carta de frei Pio M. Gaudrault como Vigário Geral para Portugal que dirige aos frades portugueses é de uma grande fraternidade, humildade, beleza e de um grande entusiasmo em superar as dificuldades. Que o tenhamos como exemplo noutros contextos da nossa vida quotidiana.
    Obrigada pela partilha. Bem-haja.
    Continuação de uma boa semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar