segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Diário do Seminário de Mogofores

Os Diários são habitualmente registos de acontecimentos ou de sentimentos que estão marcados pela subjectividade da pessoa que os escreve, pelos seus interesses ou preocupações. Contudo, por entre essa subjectividade e selecção pessoal de acontecimentos registados trespassa muitas vezes uma história que de outra forma acabaria perdida no tempo.
É o caso do Diário do Seminário Dominicano de Mogofores, redigido pelo Padre Tomás Maria Videira entre os anos de 1935 e 1936, e que iniciamos a divulgação. Por entre os registos dos acontecimentos do quotidiano e algumas opiniões encontramos o desenrolar da história da restauração da Província Portuguesa da Ordem de São Domingos, marcada por dificuldades e algumas alegrias

Diário do Seminário de Mogofores
Festa de São José – 19 de Março de 1935

Ave-Maria
19 de Março – Festa de São José – passeio à Cúria – à noite Bênção – cânticos latino e português: menos mal.
Os alunos têm feito o mês de São José, à noite, em vez da Leitura Espiritual, para aumentar a devoção ao Santo Patriarca – o livro que lêem é “Novo mês de São José por F. António d’Assunção”.
23-28 – O P. Jougla foi a Braga como confessor das Irmãs O.P. Na volta passou por Azurara onde viu as irmãs contemplativas (são dez) e o P. Lourenço que gosta de lá estar, mas nem todos gostam.
26 – Conversa com o P. Gil sobre assuntos gerais sobretudo dizendo respeito à Ordem em Portugal. Tudo nos falta – Lentidão. As receitas diminuem.
11 de Abril de 1935 – Foi hoje enviada a Bernardino a declaração dos estudos que fez neste Seminário. Ele não pôde entrar no exército como desejava e procura um emprego.
8 de Julho de 1935 – O Sr. Raul depois de pedir algumas explicações ao R. P. Vigário para ver se pode voltar ou não, decide que não volta mais. O P. Vigário não o quer por ele se mostrar cada vez mais nervoso e por se ver obrigado a transigir em certos pontos da regra. Como faremos para o ano? Os professores já eram poucos.
No dia 5 e 6 conversa com o Sr. P. Vigário acerca do P. Bartolomeu.

19 de Março de 1936. Após quase um ano de interrupção, quis recomeçar a escrever no dia de São José sem me lembrar que foi em igual dia do ano passado que comecei o “diário”.
Dia chuvoso – não houve passeio – à tarde Bênção com cânticos em português a São José. Visita de dois Padres dominicanos espanhóis. R… Este último foi meu professor em La Mejorada. Andam à procura duma casa. Os dois são simpáticos e foram bem recebidos.
20-III-36 – Os Padres espanhóis foram ao Porto e a Braga. O P. Amado deu-me 50$00 para uma merenda “de los chicos”.
O P. Martins está um pouco incomodado.
Parece que esta casa é um hospital. Todos mais ou menos estão doentes e a vida que se leva não parece conduzir à saúde. Fiat.









2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Apesar da subjectividade inerente à elaboração de um Diário, no caso em apreço, o do Seminário de Mogofores, a existência do mesmo pode fazer luz sobre a realidade vivida. Foi com interesse que li alguns dos registos. Ficaremos a conhecer um pouco mais da Ordem de São Domingos.
    Obrigada pela partilha. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito obrigada pela bela partilha do Diário do Seminário de Mogofores.Li com muito interesse e é sempre muito gratificante conhecermos mais sobre a Ordem Dominicana.Bem haja,Frei José Carlos.Uma boa semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar