sábado, 23 de fevereiro de 2013

A oração e o desejo de ser melhor

 
Desde que tantas almas fraternamente rezam por mim, sinto um grande desejo de ser melhor e de fazer tudo pelo nosso mestre comum.
Paul Claudel ao dominicano frei M. Barge

Ilustração: “A Oração”, estátua de Jean-Daniel Guerry instalada num jardim de Genebra.

4 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Li com muito interesse este magnífico "Pensamento do dia"tão profundo que nos convida a mudar de vida.Como nos diz Paul Claudel,dá-nos força a fazer tudo pelo nosso mestre comum,e a converter-nos e um desejo de sermos melhores.Dá-nos força para prosseguirmos o caminho.Obrigada,Frei José Carlos,pelas palavras partilhadas,maravilhosamente belas que nos ajudam e convidam à Meditação.Desejo-lhe um bom dia,e um bom descanso neste fim de semana.Que o Senhor o ilumine e o abençoe.Bem haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  2. Acredito plenamente que são as orações dos nossos irmãos e amigos que nos ajudam a ultrapassar dificuldades e crises. Por isso também rezo por eles
    porque sei que Deus conta com todos e cada um. Inter Pars

    ResponderEliminar
  3. Ser melhor deve ser um projecto quaresmal nem sempre vivido. I.T

    ResponderEliminar
  4. Frei José Carlos,

    Leio o “Pensamento do dia” e interrogo-me sobre o que representa para alguns de nós a oração fraternal. Sabemos que outras pessoas rezam por nós, de forma fraternal, porque o solicitámos ou não, e em silêncio, estes gestos confortam-nos, dão-nos confiança. Há amigos que em momentos ou períodos especiais pedem-nos que não os esqueçamos nas nossas orações ou subentendemos que deverão estar presentes nas nossas orações. E ao longo da nossa vida, mesmo quando deixámos de ser praticantes, sentimos muitas vezes necessidade de pedir a um amigo(a) que não nos esqueça nas suas orações. Porque o fazemos, Frei José Carlos? Porque acreditamos que a oração de alguém em quem confiamos, ajudará não só a curar as nossas chagas, a aperfeiçoar-nos, é uma forma de partilha e que a vontade de Deus se fará?
    Nas nossas orações de intercessão que o Divino Espírito Santo interceda para que a vontade de Deus se faça nos outros e em toda a humanidade.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, pela bela escultura. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um domingo, com a graça do Senhor.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que volte a partilhar o texto de uma oração.

    ORAÇÃO DO
    TEMPO

    Senhor, de todas as perguntas com que Tu me deixas, há uma que cresce dentro de mim: “que fazes do teu tempo?”.
    Sabes, perco-me nas tarefas, nas voltas a dar, nesta e naquela responsabilidade, num imprevisto ... e no meio disso tudo, confesso, o tempo da minha vida assemelha-se mais a uma fuga que a uma sementeira. Hoje, queria pedir-te que me desses a sabedoria de viver e de repartir o meu tempo. Ajuda-me a realizar o meu trabalho e o meu lazer, o meu esforço e a minha pausa como tempos de dádiva e de encontro. Como tempos que não sejam apenas tempo, mas circulação de vida, de entusiasmo, de criação e afecto.

    (In, Um Deus Que Dança, Itinerários para a Oração, José Tolentino Mendonça, 2011)

    ResponderEliminar