sábado, 2 de fevereiro de 2013

Levaram Jesus para o apresentarem ao Senhor (Lc 2,22)

Passados quarenta dias eis que Maria e José sobem a Jerusalém para cumprir o preceito da lei de apresentarem o primeiro filho. Passaram os quarenta dias da purificação, um tempo afinal para se poder dizer sim ou não, o tempo da preparação para a opção a tomar.
Há quarenta dias nascia o menino, Deus oferecia-se aos homens num filho, hoje esse menino é oferecido ao Pai, é consagrado a Deus. Do seio do Pai saiu e de certa forma ao coração do Pai hoje regressa.
A apresentação no templo, a entrada no templo, é de certa forma a introdução no mistério sacerdotal de Jesus. Apresentado no templo é a oferta dos seus pais, é a nossa oferta, mas é também o seu ministério, o princípio do seu ministério sacerdotal, pois entra no santuário que lhe pertence.
A oferta que Deus nos fez é-lhe agora consagrada, é colocada sob a sua protecção, se ainda fosse caso para isso; mas como não é necessário o menino é a nossa adoração, o nosso reconhecimento desde já pelo dom oferecido.
Tal como Jesus também nós necessitamos apresentar-nos como oferta, reconhecer e oferecer o que Deus nos oferece, a sua presença na nossa vida e na nossa história. Tudo de Deus vem e tudo a ele deve voltar. A consagração, a oferta, é a abertura a esse regresso.
E pelo baptismo em Cristo também nós podemos exercer livremente o ministério sacerdotal, também nós podemos entrar no santuário e apresentar a nossa oferta, fazer a nossa libação de acção de graças.
As velas que acompanham a nossa festa, a nossa celebração, recordam-nos que tal como Jesus, luz do mundo que se revelou a Simeão, também nós devemos ser luz do mundo, luz para os outros homens e mulheres.
A nossa vida deve iluminar pelo dom que dela fazemos a Deus.
 
Ilustração: “Apresentação de Jesus no templo”, de Philippe de Champaigne, Museu de Arte de Ponce.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Ao celebrarmos a apresentação de Jesus no templo, como nos recorda no texto que elaborou ...” Tal como Jesus também nós necessitamos apresentar-nos como oferta, reconhecer e oferecer o que Deus nos oferece, a sua presença na nossa vida e na nossa história. Tudo de Deus vem e tudo a ele deve voltar. A consagração, a oferta, é a abertura a esse regresso.”…
    Grata, pela partilha da Meditação, pela reflexão que nos proporciona, por salientar-nos que … “A nossa vida deve iluminar pelo dom que dela fazemos a Deus”.
    Que o Senhor o ilumine, o guarde e o abençoe.
    Votos de um bom domingo.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar