segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O dia de hoje em Genebra

Foi em Genebra, numa cidade coberta de neve, que passei o dia de hoje e recebi a notícia da resignação do Papa Bento XVI. Uma surpresa que fica associada à surpresa da neve e de que as imagens são testemunho.
Que elas nos ajudem a encontrar a luz de Deus que não deixa de estar presente em todos os acontecimentos.
 
 
Assim nascia o dia de hoje em Vernier, nos arredores de Genebra.
 

A igreja paroquial de São Filipe e São Tiago em Vernier, Genebra.


O monumento dos Reformadores no Promenade des Bastions em Genebra.


A catedral de Notre-Dame de Genebra neste dia de de neve.





3 comentários:

  1. Aqui não temos neve; só frio. Mas a notícia tb nos apanhou de surpresa e nos impressionou. Pelo menos a mim...Quero confiar que o Espírito Santo vai dar-nos o Papa de que a Igreja necessita. É a Sabedoria de Deus que vai dirigir o conclave...Ir. Teresa,O.P.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Penso que a nível mundial a maior parte de nós terá reagido com surpresa à notícia da resignação do Papa Bento XVI. Estive bastante afastada dos comentários jornalísticos mas imagino que deve ter sido notícia de abertura da maior parte dos telejornais a partir do final da manhã e provavelmente de toda a sorte de especulações. Do momento escolhido, das verdadeiras e reais razões, etc.
    Ao longo do curto Papado, aprendi a apreciar o Papa Bento XVI e a respeitar a sua timidez. Cultivou a intelectualidade mas a afectividade está presente. Não é possível que uma só pessoa, ainda que seja o Papa, possa abrir portas que satisfaçam a todos. O que eu desejaria é que o Caminho fosse feito com todos, que a Igreja fosse inclusiva, o que não quer dizer permissiva.
    Fico a reflectir com alguma frequência em Jesus e tento descortinar como seria a vida, a pregação de Jesus e dos Apóstolos, à luz dos tempos de hoje. O anúncio da Boa Nova é o mesmo, o ser humano é o mesmo na sua essência, mas o mundo em que vivemos é outro, com outro género de problemas e complexidade.
    Que o Senhor ilumine os espíritos de todos os que são chamadas à escolha do sucessor do Papa Bento XVI.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha. Que o Senhor o ilumine, o guarde e abençoe.
    Continuação de boa semana. Boa estada.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me que partilhe algumas reacções que me suscitaram as fotografias e levaram-me a esboçar um sorriso apesar de não gostar de neve, excepto se posso vê-la cair do interior de um espaço aquecido. Sou um ser do sul da Europa e como gosto de equilíbrios preciso do sol de inverno, da primavera e do azul do mar e do firmamento.
    A primeira vez que brinquei com neve com a minha irmã mais velha de quem tenho pouca diferença de idade foi no Algarve, em 1954, no dia de Nossa Senhora da Candelária, no dia 2 de Fevereiro, conforme registo do diário de minha mãe.
    Ao olhar as paisagens que partilha recordei os tempos de colégio em que à última da hora, noite fora, dizia à minha mãe que precisava apresentar no dia seguinte, uma “paisagem suíça pintada” e que não conseguia fazer. E depois de uma boa repreensão, justa aliás, surgiam uns calendários que tinham umas paisagens suíças e o trabalho durava até de madrugada ...
    Por razões de formação ou trabalho fora de Portugal ou mesmo cá dentro nunca deixei de sair para trabalhar por causa da neve se as condições o permitem mas prefiro evitá-las e as várias quedas no “gelo vidrado” não me deixaram saudades e deixaram os seus efeitos. Declino sempre os convites para os lugares com neve. Mas o futuro é uma permanente surpresa.
    Ontem à noite enquanto escrevia a temperatura era baixa em Lisboa e na cidade da Guarda e arredores nevou e provavelmente em outros lugares situados a média altitude.
    Boa estada.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,

    Muito grata,pelas maravilhas da natureza que partilhou connosco,foi uma grande surpresa,a neve.Outra surpresa associada a esta, foi a que fomos todos surpreendidos com a notícia da resignação do Papa Bento XVI.Penso que o Santo Padre,tomou esta decisão depois de ter reflectido e rezado muito ao Espírito Santo,foi uma inspiração divina para bem da Igreja.Obrigada, Frei José Carlos,pela maravilhosa ilustração,das várias fotos,com que nos presentiou neste dia,fiquei maravilhada porque gosto muito da neve.Grata,por tudo o que partilhou connosco,Frei José Carlos.Saiba desfrutar dessa beleza,que nós aqui só temos o frio.Que o Senhor o ilumine e o proteja e abençoe.Desejo-lhe um bom dia passado com o Alexandre,o pequeno peregrino inesquecível.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar