sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Bíblia para edificação

 
O Bom Deus não nos enviou a Bíblia para nosso deleite literário, tal será um uso sacrílego e blasfemo, mas unicamente para nossa edificação e nossa salvação.
Carta de Paul Claudel a Amédée Brunot

Ilustração: Capela do Palácio de Versailles.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Leio o “Pensamento do dia” e não estou de acordo com Paul Claudel. Para alguns de nós a Bíblia não deve ser lida “unicamente para nossa edificação e nossa salvação”. Ter vontade ou curiosidade de ler a Bíblia de “motu proprio” ou por razões literárias não pode ser considerado “sacrilégio ou blasfémia”. É uma visão restrictiva. Nos princípios do mês em curso quando ouvia em diferido uma conferência na qual participou um conhecido teólogo português, escritor, que não vou citar o nome, por razões óbvias, aconteceu que de repente deixei o trabalho que fazia para pensar no que acabara de ouvir. A propósito do desconhecimento ou da desinformação sobre a Bíblia o padre que referi anteriormente afirmou que havia uma escola laica que tinha como livro de leitura obrigatória a Bíblia. O porquê desta atitude e os eventuais resultados deviam ser objecto de análise. Sei que a Bíblia foi elaborada com determinada finalidade mas acredito no imprevisto, nas transformações que se podem operar com todos aqueles que lêem a Bíblia como “deleite literário”, de forma esclarecida.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha que nos faz reflectir. Que o Senhor o abençoe e o guarde.
    Bom descanso. Bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Consegui recuperar o video donde citei a afirmação feita pelo sacerdote de que “havia uma escola laica que tinha como livro de leitura obrigatória a Bíblia”. Na realidade a afirmação correcta é …“há uma associação laica italiana e francesa absolutamente insuspeita que tem há muitos anos um combate que é de colocar a Bíblia a ser ensinada nas escolas e a ser ensinada como um livro de literatura …”.
    Pelo lapso peço desculpa mas não altera o comentário que fiz.
    Obrigada Frei José Carlos pela oportunidade de fazer a correcção e permita-me que deixe o link da conferência.
    Abraço fraterno,
    Maria José Silva

    http://www.culturafnac.pt/videos/?video_id=65339418

    ResponderEliminar