sexta-feira, 7 de junho de 2013

Amar é uma questão de humildade

 
Não é fácil amar alguém. É necessário aceitar perder um certo poder para entrar em comunhão. É uma questão de humildade!
Jean Vanier

Ilustração: Aluna Marista fechando a porta da mata do Convento de Cristo em Tomar.

2 comentários:

  1. Amar não é sempre partilhar, dar e receber? Saber que não se tem tudo mas do que se tem se pode dar e, em contrapartida, recebe-se muito mais.
    Deus não nos dá sempre mais do que aquilo que lhe oferecemos? Inter Pars

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    As palavras partilhadas fazem-me reflectir. Passo pela raiz etimológica da palavra, pelas palavras relacionadas, i.e., amigo, amizade, pelo Novo Mandamento que Jesus nos deixou, e pelas diferentes formas como tenho e vou vivendo o amor ao outro, por vezes com dificuldade, como nos diz Jean Vanier. Amar alguém é partilha, é troca, sacríficio, requer confiança, caridade, humildade, caminho nem sempre fácil. É saber perdoar. Amar alguém é aceitar a liberdade do outro, sabendo …” perder um certo poder para entrar em comunhão”, é abrir o nosso coração a alguém, deixar entrar, sem nada exigir.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, pela ilustração carregada de simbolismo. Bem-haja.
    Continuação de um bom dia, com paz, alegria, confiança e esperança. Bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe um poema de José Lezama Lima.

    Abrazo

    Un simple abrazo nos enternece el corazón; /
nos da la bienvenida y nos hace más llevadera la vida.//
    Un abrazo es una forma de compartir alegrías/así como también los momentos tristes que se nos presentan.//
    

Es tan solo una manera de decir a nuestros amigos/que los queremos y que nos preocupamos uno por el otro/porque los abrazos fueron hechos para darlos a quienes queremos.//
    

El abrazo es algo grandioso./Es la manera perfecta para demostrar el amor que sentimos/cuando no conseguimos la palabra justa.// 


    Es maravilloso porque tan sólo un abrazo dado con mucho cariño,/hace sentir bien a quien se lo damos, sin importar el lugar ni el idioma 
porque siempre es entendido.// 


    Por estas razones y por muchas más... /
    
hoy te envío mi más cálido abrazo.

    ResponderEliminar