quarta-feira, 19 de junho de 2013

Carta do Padre António Nunes Alberto para Frei Gonçalo Lopes

Em Julho de 1938 o antigo aluno da Escola Apostólica de Mogofores José Nunes Martins escrevia ao Frei Tomás Videira a comunicar a triste notícia da morte do seu tio padre e missionário em África. Carta que já aqui apresentámos.
Hoje apresentamos a Carta que o mesmo tio, o Padre António Nunes Alberto, escreveu em 1933 a solicitar a admissão do José na Escola dominicana, carta que explica a relação e os sentimentos vividos com a perda da vida do tio.  

Caxarias, (Linha do Norte)
8/VIII/933
Reverendíssimo Frei Gonçalo
Pax Christi
Mais uma vez acordo e dou sinal de vida.
Tenho presente a sua carta de 13-X-932 que recebi no Colégio da Gandarinha – Sintra, d’onde retirei há dias vindo descansar um pouco em casa de Família, a fim de me preparar para regressar à África, onde irei colocar-me às ordens do Senhor dom Moisés. O embarque deverá ser em fins de Setembro ou princípios de Outubro próximos.
Inclusa vai (vai) uma carta do meu sobrinho José Nunes Martins, que fez exame no mês passado nas Oficinas de São José, Lisboa, em as quais o internei para fazer exame, aliás ainda este ano o não faria, porque o pai, compelido pela necessidade, obriga os filhos ao trabalho não lhes dando tempo para frequentarem regularmente a escola.
Como vê, pela carta do pequeno, ele deseja ordenar-se. É de supor que tenha vocação, pois já tem duas irmãs professas no Instituto das Irmãs Hospitaleiras, e uma outra em o Noviciado das Dominicanas, em Braga. Há dois irmãos mais novos que vão entrar em Outubro nas Oficinas de São José, um para estudar também a 4ª Classe e outro para aprender uma arte.
O meu irmão vive em precárias circunstâncias, sendo eu o que faço as despesas para os sobrinhos andarem pelos colégios, etc. Há também uma pequena de oito anos que tem que entrar num Colégio também este ano. Não podendo o pai fazer qualquer despesa, eu fico também esgotado com os encargos dos pequenos que são ou serão pensionistas nas Oficinas de São José. Farei por dar ao José um modesto enxoval, mas nada mais poderemos pagar. Espero e peço a caridade de me dizer se o pequeno pode ser recebido nestas condições.
Sem mais, creia-me Amigo devotado e obrigado
Padre António Nunes Alberto

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Li com agrado a carta do Padre António Nunes Alberto para Frei Gonçalo Lopes. Como nos afirma a mesma explica a relação e os sentimentos vividos por José Nunes Martins com a perda da vida do tio. Há detalhes na carta e uma afirmação que passo a transcrever …” Há também uma pequena de oito anos que tem que entrar num Colégio também este ano” que revelam que o Padre António Nunes Alberto conhece a importância crucial da escolarização, da educação do ser humano, tornando-o mais livre e consciente dos seus actos, mais apto a administrar os dons que Deus lhe concedeu, sem distinção entre sexos.
    Vale a pena recordar que estamos em 1933 …
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha. Como afirma, é um “blogue que olha para o passado com o intuito de pensando o presente não perder o futuro”. Que o Senhor o abençoe e o guarde.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me que partilhe uma das muitas conversas com a minha mãe que alguns excertos da carta em apreço fez recordar-me. Falando do passado, a minha mãe referia com grande apreço o “combate empenhado e decisivo” … que a minha avó materna tivera com o meu avô para que a mesma, que era filha única, fosse viver, aos 10 anos, para a capital, cerca de 50 Kms da residência da família, para poder prosseguir os estudos após a conclusão da quarta classe. Estávamos em 1929 … MJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frei José Carlos,

      Permita-me corrigir a data do P.S. e onde se lê … “1929”, deve ler-se “1919”. Depois de reler apercebi-me do erro e confirmei por um B.I. que conservo …
      Peço desculpa pelo lapso e agradeço a oportunidade de corrigir.
      Desejo ao irmão uma boa noite e bom descanso.
      Um abraço fraterno,
      Maria José Silva

      Eliminar
  2. Frei José Carlos,

    Li com muito interesse a carta do Padre António Nunes Alberto,a Frei Gonçalo Lopes,é duma ternura espetacular.Obrigada,Frei José Carlos,pela magnifica e bela partilha desta carta maravilhosa.O testemunho do Padre António Nunes Alberto é para nós um exemplo de serviço aos seus queridos sobrinhos.É necessário em primeiro lugar educar as crianças,e ele não se poupou a sacrifícios .Com coragem,determinação e confiança no Senhor.Gostei muito,destas palavras partilhadas connosco.Saibamos nós também dar testemunho no nosso dia a dia.Bem-haja,Frei José Carlos.Que o Senhor o ilumine o ajude e o proteja.Votos de uma boa noite.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar