domingo, 4 de agosto de 2013

Novena de São Domingos - Sexto Dia

Acto de Contrição
Meu Deus do meu coração, da minha Alma, da minha vida, e das minhas entranhas; conheço Senhor que pequei, e já reconheço que fiz mal na face dos Céus e da terra, afastei-me da vossa Lei, dei as costas à vossa Graça, e adorei a vossa ofensa. Mas, Senhor, agora me quero emendar; agora desejo quebrar a dureza do meu coração com uma verdadeira dor de ter alanceado esse amante Coração.
Ah Senhor, quem fora tão ditoso, que cegara para todas as coisas do Mundo, e só vira o muito que devo a um Deus tão sofredor! Cortai, Senhor, cortai com a espada da vossa omnipotente valentia todas as prisões, que me arrastam, todas as raízes que me prendem e todos os espinhos em que se ateia o fogo dos meus afectos.
Proponho Senhor, emendar a vida com a vossa graça, proponho confessar as culpas, perseverar na emenda, perdoar agravos, esquecer de injúrias, aborrecer os vícios, restituir como posso, e satisfazer como devo aos vossos Mandamentos.
Valha-me Senhor o vosso Sangue, valham-me os merecimentos de meu Patriarca São Domingos; concedei-me Senhor que, lavada a minha Alma com o vosso Sangue, consiga na vida a bênção de meu Santíssimo Patriarca, para depois na morte ir gozar de sua deliciosa companhia.
 
Excelência VI – São Domingos singular triunfador da morte
 
Prodigioso Patriarca, vós que no Tribunal da Justiça Divina foste oferecido por Maria Santíssima (Juntamente com o Serafim Francisco) para defender ao Mundo da morte, que lhe ameaçavam três lanças de fogo, com as quais indignado Cristo contra o Mundo o queria exterminar, e acabar;
Vós, que só de uma vez ressuscitastes quarenta mortos, e de outras vezes ressuscitastes muitos só com a água com que se lavava uma vossa Relíquia;
Alcançai da Misericórdia Divina os alentos da graça, para que ressuscite a minha Alma da morte da culpa;
Alcançai auxílios para fazer uma verdadeira penitência, com a qual mereça a vida eterna na vossa companhia.
 
Depois de alguma pausa reze nove Padre Nossos e nove Ave-Marias
 
Oração
Altíssimo Senhor dos Céus e da Terra, se toda a vida de vosso Servo Domingos foi um continuado desvelo com o Próximo, ou para lhe dar luz com o exemplo, ou para o amparar com o patrocínio, concedei-nos que aproveitando-nos das luzes, e seguindo-lhe os exemplos caminhemos todos para a Pátria em que el goza o prémio das suas virtudes. Ámen.
Depois reze a Ladainha de Nossa Senhora

 
Ilustração: Pintura de São Domingos e São Francisco intercessores que se encontra Convento de Mafra.

2 comentários:

  1. Que a exemplo de S. Domingos tenhamos presente o nosso próximo e, de entre ele, aqueles a quem consideramos Amigos e a quem nunca podemos deixar de ter presentes. Inter pars

    ResponderEliminar
  2. Toda a oração, dirigida a Jesus, há a exemplo de fé, a presença Omnipresente de Sua magnífica Glória. Nalguns casos é Lhe atribuída a representação de Deus, e em minha opinião é corajosamente uma verdadeira Palavra Viva. Que Jesus nos deixou, e através de Nossa Senhora e dos Apóstolos que apresentaram ao mundo a continuação e evangelização, imploro que toda a Igreja Católica continue, numa renovada atitude, de obediência e caridade, ao qual em resposta clara, a alguma oração entendida como estando na luz libertadora do martírio, em que o acreditar na valorização de Cristo nos é tão significativo.

    ResponderEliminar