segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Que vale mais, a oferenda ou o altar que santifica a oferenda? (Mt 23,19)

Uma vez mais nos encontramos com o choque entre Jesus e os fariseus, aos quais Jesus não tem qualquer pudor em chamar hipócritas.
Esta acusação não parte da dissimulação que estes homens podiam viver, da falsidade de vida, mas da distorção dos valores, do que é fundamental na lei e no seu cumprimento.
Estes homens, no seu zelo, tinham invertido a lógica da lei, tinham colocado a lei ao serviço de si própria, quando ela devia estar ao serviço do homem e de Deus e da relação a estabelecer entre eles.
No seu zelo estes fariseus hipócritas tinham-se esquecido da misericórdia, do amor que a lei devia levar a viver. De facto, e como Jesus bem recorda, de que serve percorrer o mundo para fazer um discípulo se depois esse homem ou mulher não vive em liberdade, a liberdade dos filhos de Deus, mas pelo contrário vive como um escravo da lei.  
A crítica de Jesus aos fariseus e à sua hipocrisia atinge assim a razão da própria lei na forma como era vivida, lei que antes de mais devia orientar o homem para Deus, devia estar ao serviço do homem e da sua realização plena.
E atinge também os próprios rituais e preceitos religiosos, que apenas têm sentido e realizam a sua missão quando elevam o homem e o conduzem até Deus que é Pai e liberta os seus filhos.
Assim, e como Jesus diz, o mais importante não é o ouro do templo, nem o templo, o altar ou a oferenda colocada sobre o altar, mas Aquele que dá razão e sentido a todas essas realidades.
O culto, e as suas diversas componentes, existem e têm sentido na medida em que orientam o coração do homem para o seu verdadeiro fim, que é Deus.
Neste sentido podemos dizer que as nossas práticas religiosas são perfeitamente inúteis se não nos conduzem a Deus, se não sustentam uma verdadeira fé, se não nos ajudam na conversão e numa configuração mais perfeita com Deus.
Que o Senhor Jesus nos guarde da formalidade das nossas práticas, nos liberte da pretensão de sermos os comandantes dos nossos exercícios religiosos, e nos conceda a fé que nos garante que Ele é o princípio e o fim de tudo, e na medida em que Nele mantivermos os olhos fixos jamais nos poderemos enganar.

 
Ilustração: “O sacrifício de Noé”, atribuído a Francesco Castiglione, El Paso Museum of Art.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Leio o texto que teceu como meditação tendo presente o excerto do Evangelho do dia de hoje e que me leva a reflectir sobre a aparente liberdade em que julgamos viver mas sujeitos às mais diversas formas de ideologias, de alienação, de consumo. Na realidade, sem liberdade interior que nos permita fazer escolhas livres e verdadeiras, em todas as dimensões da vida de cada um de nós, e sem termos consciência de como nos deixámos prender, acomodar, sem estarmos presos(as) em sentido figurado, o nosso processo de transformação será mais difícil.
    No peregrinar da vida e numa dimensão espiritual, como nos salienta, …” e como Jesus diz, o mais importante não é o ouro do templo, nem o templo, o altar ou a oferenda colocada sobre o altar, mas Aquele que dá razão e sentido a todas essas realidades.”…
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, profundas, corajosas, que nos desinstalam, por recordar-nos que …” O culto, e as suas diversas componentes, existem e têm sentido na medida em que orientam o coração do homem para o seu verdadeiro fim, que é Deus.”…
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar