quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apresentação de Jesus no templo (Lc 2,22-32)

Passados quarenta dias sobre o nascimento do seu filho primogénito, Maria e José sobem a Jerusalém para cumprir o estipulado pela lei de Moisés de resgatarem o primeiro filho varão com um sacrifício. Desde a noite da morte no Egipto dos primogénitos que assim estava prescrito, pois todos os primeiros nascidos masculinos pertenciam ao Senhor.
Esta subida ao templo é também o momento para aquela que tinha sido mãe poder reintegrar a comunidade, dar por concluído o tempo de impureza que resultava do mesmo acto de dar à luz. Maria cumpre também este preceito readquirindo assim a pureza para a vida comunitária.
É no cumprimento deste preceito que Maria, José e o menino vão encontrar no templo duas figuras que não deixam de nos tocar, que não deixam de nos surpreender pela beleza da sua fé e pela constância na espera.
A primeira delas é Simeão, homem piedoso e justo que esperava a consolação de Israel e a quem o Espírito tinha revelado que não morreria se ter visto o Messias do Senhor. É surpreendente e confortante ver como o Espírito o conduziu ao templo naquele dia, mas também como o conduziu até àquele menino e lhe revelou que era o Messias por que esperava.
Podemos imaginar a sua velhice, os desafios vividos, a esperança acalentada ao longo dos anos, e como diante de um menino indefeso, pobre, humilde, descobre a presença do Messias, da consolação e justiça que toda a vida tinha esperado para o seu povo.
Podemos interrogar-nos e certamente até devemos sobre a nossa abertura e disponibilidade para a surpresa de Deus, para a surpresa da sua manifestação na nossa vida, até que ponto a nossa esperança e a nossa espera nos permite ver a sua presença nos sinais mais ténues que nos rodeiam e vêm ao nosso encontro.
A outra figura que encontra Jesus no templo é Ana, uma mulher viúva, uma profetiza, que não se afastava do templo e servia a Deus dia e noite com jejuns e orações. Também ela reconhece naquele menino o Messias esperado e por isso pode falar dele, pode louvar e dar graças ao Senhor pela sua vinda até aos homens.
Podemos admitir que pela sua missão profética, por essa capacidade foi capaz de reconhecer o Messias, mas não podemos deixar de ter presente como essa missão era alimentada, fortalecida, autenticada pela intimidade com Deus pela oração, pelo jejum e pela presença no templo.
Assim, se Simeão é a imagem incarnada do povo em espera, da esperança que nos deve habitar também, Ana é o complemento dessa esperança na vontade de que ela se concretize, se torne presente e para isso solicitamos, pedimos ao Senhor, procuramos uma maior intimidade com Ele.
Na liturgia da Igreja Oriental esta é a “Festa do Encontro”, uma grande festa do conjunto das festividades marianas, e na qual se celebra o encontro do povo em espera, do povo que vive na esperança, com o Deus que na sua bondade vem ao seu encontro. Munidos da luz mais ou menos brilhante da nossa esperança e da nossa fé, abençoados pelo Senhor, caminhemos com alegria e com amor ao encontro do Senhor que veio e vem até nós.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    O texto da partilha da Meditação que preparou sobre a “Apresentação de Jesus no templo (LC 2,22-32)” é profundo, de grande beleza e reconfortante.
    Na sequência do nascimento de Jesus e no cumprimento do estipulado pela Lei de Moisés de resgatarem o primeiro filho varão, ... “Maria, José e o menino encontram-se com duas figuras: Simeão e Ana que não deixam de nos tocar, que não deixam de nos surpreender pela beleza da sua fé e pela constância na espera”, como nos lembra. Permita-me que transcreva alguns excertos que mais me sensibilizam e fazem reflectir.
    …” É surpreendente e confortante ver como o Espírito conduziu Simeão ao templo naquele dia, mas também como o conduziu até àquele menino e lhe revelou que era o Messias por que esperava.” …
    ...” Podemos interrogar-nos e certamente até devemos sobre a nossa abertura e disponibilidade para a surpresa de Deus, para a surpresa da sua manifestação na nossa vida, até que ponto a nossa esperança e a nossa espera nos permite ver a sua presença nos sinais mais ténues que nos rodeiam e vêm ao nosso encontro.”…
    ...” Podemos admitir que Ana, uma profetiza, pela sua missão profética, por essa capacidade foi capaz de reconhecer o Messias…”
    Obrigada, Frei José Carlos, por nos recordar a importância da espera e da esperança que nos deve habitar, o desejo da sua concretização, e seguindo o exemplo de Ana, … “alimentada, fortalecida, autenticada pela intimidade com Deus pela oração, pelo jejum e pela presença no templo.”
    Jesus, Luz da nossa fé e esperança que simbolicamente e espiritualmente representamos na vela que acendemos, que veio ao nosso encontro e está connosco, que nos guia na nossa Caminhada, mesmo quando nos julgamos perdidos (as), é a Luz salvadora de todos os povos.
    Bem haja, Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

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  2. Como são providenciais e retemperantes as suas palavras, Frei José Carlos.
    Com gratidão,
    GVA

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