sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Casamento Místico de Santa Catarina de Ricci

Ao celebrarmos hoje a memória de Santa Catarina de Ricci, uma santa dominicana, publicamos o relato do seu casamento místico, pois como se pode ver pela pintura anexa, é neste episódio que se fundamenta alguma da sua iconografia. Uma vez mais nos servimos do texto do “Agiológio Dominicano” publicado por frei Manuel de Lima em 1709, na Oficina de António Pedroso Galram.
A 19 de Abril de 1542, que foi domingo da Ressurreição, estando ao romper da aurora orando na cela, lhe apareceu Cristo, vestido de glória, com uma resplandecente cruz às costas e uma preciosa coroa na cabeça.
Vinham em sua companhia Maria Santíssima, São Tomás de Aquino, Santa Maria Madalena e outro santo da Ordem. Logo ficou todo o distrito cheio de uma celestial luz, e de Espíritos angélicos, ricamente vestidos e com músicos instrumentos.
Com tal vista ficou Soror Catarina temerosa e fez as costumadas diligências, que lhe ensinara o seu confessor, valendo-se do sinal da cruz. Porém, segura de ser celestial visão, lançou-se por terra e adorou o Senhor, o qual rogado de sua Santíssima Mãe, que recebesse a Catarina por esposa, benignamente o concedeu.
E pegando a Rainha dos Anjos da mão de sua serva, Cristo tirou do seu dedo um rico anel e o pôs no dedo índice da mão esquerda de Catarina, dizendo-lhe: Filha, esta prenda te dou em penhor e testemunho de que deves ser e serás sempre minha.
E querendo a nova esposa render-lhe as graças de tão altíssimo favor, faltando-lhe palavras com que explicar-se, substituíram os anjos com músicos instrumentos, enchendo a ditosa morada de harmonias e suavidades.
Acabada a música, exortou o Esposo Divino a Soror Catarina a seguir as virtudes da humildade e da obediência, e desapareceu a visão, ficando ela com o anel no dedo. Era ele de finíssimo ouro, com esmaltes de roxo e um rico diamante no meio.
Foi esta visão estando a serva de Deus acordada, com todos os sentidos e não em êxtase, como nas antecedentes. E o anel foi visto de várias pessoas

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por esta partilha sobre o “Casamento Místico de Santa Catarina de Ricci”, no dia em que a Igreja e particularmente os Dominicanos celebram a memória desta Santa Dominicana. Depois de ler o texto que publicou fiquei algum tempo a meditar sobre o significado, a interpretação do relato feito por Frei Manuel de Lima. Esta é uma das graças especiais que Santa Catarina de Ricci teve. Sinto que raramente será possível atingir uma tal relação de intimidade, de amor com Jesus Cristo que nos conduza a vivências semelhantes. É sobrenatural. Que dificil atingir este estado de pureza, de proximidade com Jesus.
    Noutra ocasião, o Frei José Carlos havia partilhado connosco algumas facetas do carácter de Santa Catarina de Ricci, como uma mulher de grandes virtudes e humildade, vivendo para Cristo e para o seu semelhante.
    Hoje deu-nos a conhecer os detalhes de uma das graças que lhe foi concedida. Bem haja.
    Desejo ao Frei José Carlos um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar