sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos de Benfica em 1701.


O irmão frei João de Jesus que no século se chamava João Bluett natural de Irlanda; filho de Lourenço Bluett, e de Cristina Luís. Tomou o hábito de frade do Coro neste Convento de São Domingos de Benfica em 14 de Janeiro de 1701, depois de Vésperas. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços

O irmão frei Simão de Jesus Maria, que no século se chamava Simão de Távora de Abreu, natural de Viana, filho de Luís Alvares de Távora, e de D. Arcângela de Lima de Abreu, tomou o hábito de Noviço do Coro em 28 de Março de 1701. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.

O irmão frei Miguel da Madre de Deus que no século se chamava Miguel da Costa, natural do Lumiar, freguesia de São João Baptista, termo de Lisboa, filho de Manuel Antunes, já defunto, e de Margarida da Costa, tomou o hábito de Noviço do Coro e por Cantor em 4 de Maio de 1701. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços. Este noviço não professou porque saiu para casar com ordem que veio do Vigário Geral aos 23 de Setembro do dito ano.

O irmão frei Pedro da Cruz, que no século se chamava Pedro da Rocha, natural de Argela termo de Caminha, filho de André Afonso da Rocha e de Maria Afonso, tomou o hábito no convento de Santa Cruz de Viana, por filho do mesmo convento, de Noviço do Coro em 3 de Setembro de 1701 às 11 do dia. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.

O irmão frei Francisco da Natividade, que no século se chamava Francisco de Sales, natural da cidade de Lisboa freguesia do Alecrim, filho de António Ferreira e de Maria dos Santos tomou o hábito de Noviço do Coro, e por Organista, em 8 de Setembro depois de Vésperas e Completas, no ano de 1701. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços

O irmão frei Bernardo do Evangelista que no século se chamava Bernardo de Farias, natural da cidade de Lisboa, freguesia de São Nicolau, filho de Francisco da Costa Batalha e de Margarida Costa de Faria, já defunta, tomou o hábito de frade do Coro no convento de São Domingos do Porto, por filho deste convento de Benfica, aos dois de Novembro das sete para as oito da noite do ano de 1701. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.

O irmão frei Domingos da Conceição que no século se chamava Domingos de Resende, filho de António de Resende Paiva e de Maria de Barros de Azevedo, natural de São Tiago de Beduido, termo da Vila de Esgueira, tomou o hábito de Noviço do Coro no convento de São Domingos de Aveiro em 24 de Novembro de mil setecentos e um, pelas onze horas da manhã e por filho deste convento de Benfica. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.

O irmão frei João do Rosário, que no século se chamava João da Costa, natural do Barral termo da Valadares, Arcebispado de Braga, freguesia de São Salvador de Paderne, filho de Tomé Rodrigues da Costa e de Ana Gonçalves, já defunta, tomou o hábito de Noviço do Coro neste convento de Benfica, e por filho dele, em 4 de Dezembro de 1701 depois de Vésperas. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.

O irmão Leigo frei Manuel do Espírito Santo, que no século se chamava Manuel Pereira Picado, filho e Manuel Pereira e de Maria França naturais e moradores na vila de Aveiro freguesia de Santa Cruz, principiou o seu ano de Noviço a seis de Dezembro de mil setecentos e um, depois de Graças, por filho do convento de São Domingos de Coimbra onde tomou o hábito em cinco de Dezembro de mil e setecentos. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha que leio sempre com interesse. O pormenor dos Assentos chama-me a atenção.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar