sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos de Benfica em 1703

O irmão frei Luís de São José que no século se chamava Luís Ferraz, natural de Vila Nova de Gaia, freguesia de Santa Marinha e bispado do Porto, filho de Manuel Ferraz e de Teresa Ferreira, tomou o hábito de frade do coro neste convento de São Domingos de Benfica por filho do dito convento de São Domingos de Benfica, e principiou o seu ano de noviciado em 21 de Março de 1703 depois da Vésperas e Completas. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei João de São José que no século chamavam João da Rocha, natural da Terra da Feira, freguesia de Santo André, filho de Manuel da Rocha e de Maria Manuel tomou o hábito de frade Leigo neste convento de São Domingos de Benfica por filho do dito convento a 31 de Março de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei Pedro de São Tomás que no século chamavam Pedro de Oliveira, natural da cidade de Lisboa, freguesia de São Nicolau, filho de António Joaquim e de Maria da Assunção tomou o hábito de frade Leigo neste convento de São Domingos de Benfica por filho deste dito convento de São Domingos de Benfica a 23 de Abril de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei André da Encarnação que no século chamavam André Fernandes natural da Sertã freguesia de Palhais tomou o hábito de frade Leigo neste convento de São Domingos de Benfica por filho do dito convento aos 2 de Maio de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei José de Jesus Maria que no século chamavam Pascoal Teixeira de Azevedo, filho de Estêvão de Azevedo Duarte e de Domingas de São Jorge moradores na freguesia de Santa Comba da Ermida, tomou o hábito de frade do Coro para boticário neste convento de São Domingos de Benfica por filho de mesmo convento às dez horas da manhã em 25 de Junho de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei Francisco de Santa Maria, que no século chamavam Francisco de Pontes Delgado, filho de Manuel de Pontes de Lacerda e de Maria Delgada moradores e naturais do Lugar de Canelas, freguesia de São Pedro de Ferreiros de Tendais bispado de Lamego, tomou o hábito de frade do coro neste convento de São Domingos de Benfica por filho do mesmo convento a 25 de Junho das dez para as onze horas da manhã na era de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei Domingos do Rosário que no século chamavam Jaques Samuel, filho de David Samuel e de Lucrécia Samuela, naturais de Sabóia, tomou o hábito de frade Leigo neste convento de São Domingos de Benfica a dois de Outubro na era de 1701 e começou o seu ano de noviço a quatro de Outubro de 1703. Benfica. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei Luís do Rosário que no século chamavam Luís de Vernes, filho de Luís de Vernes natural da vila de Vanuer cita em Bruxelas nos estados de Flandres e de Josefa Maria, moradores nesta cidade de Lisboa, tomou o hábito de frade do coro neste convento de Benfica por filho do mesmo convento a 7 de Outubro dia do Rosário às quatro horas da tarde na era de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei Manuel de São Jerónimo, que no século chamavam Manuel Sanches, filho de Manuel Sanches, já defunto, e de Maria Vaz, moradores e naturais da vila de Manteigas bispado da Guarda, tomou o hábito de frade do coro neste convento de São Domingos de Benfica pró filho do mesmo convento aos 21 d Outubro de 1703. Às três para as quatro horas. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei José do Sacramento, que no século chamavam José da Costa Peixoto, filho de Gabriel Ribeiro da Costa e de Maria da vitória Peixota, naturais e moradores na vila de Guimarães, do Arcebispado de Braga, tomou o hábito de frade do coro neste convento de São Domingos de Benfica por filho do mesmo convento a 4 de Novembro de 1703 das três para as quatro horas. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei João de Santo Alberto que no século chamavam João Pinto Ribeiro, filho de Jerónimo Ribeiro Ferraz e D. Vitória de Andrade, já defunta, moradores e naturais de Canavezes bispado do Porto, tomou o hábito de frade do coro neste convento de São Domingos de Benfica por filho dele aos 4 de Novembro de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei João de Santa Rosa que no século chamavam João da Rocha Ferraz filho de António da Rocha Ferraz e de Margarida da Conceição Monteira, moradores em Canavezes bispado do Porto, tomou o hábito de frade do coro neste convento de São Domingos de Benfica por filho dele, aos 4 de Novembro de 1703. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela informação sobre as Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos em 1703. É sempre com interesse que leio o que publica, pelo estudo dedicado que revela, pela divulgação sobre a informação histórica relativa aos dominicanos, pela partilha . Bem haja.
    Desejo ao Frei José Carlos um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar