segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos de Benfica em 1702

O irmão Leigo frei António da Luz que no século se chamava António Henriques, filho de Manuel João Calado e de Maria Henriques, naturais e moradores na vila do Pedrógão, freguesia de Nossa Senhora da Assunção, Bispado de Coimbra, tomou o hábito no convento de São Domingos de Guimarães e neste de Benfica principiou o seu ano de Noviço em catorze de Janeiro de mil setecentos e dois, às sete horas da noite. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.

O irmão frei Pedro de Santa Rosa que no século se chamava Pedro Moreira, natural da cidade do Porto, freguesia da Sé, e filho de Pedro Moreira e de Teodósia Dias já defunta, tomou o hábito de Frade do Coro neste convento de São Domingos de Benfica, por filho do convento de Montemor; e principiou o seu ano de noviço aos 23 de Abril de mil setecentos e dois depois de Vésperas e Completas. Declaro que este irmão entra por Organista. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

O irmão frei Manuel da Trindade que no século se chamava Manuel Pinheiro, filho de António Pinheiro e de Maria Correia, naturais de Amarante e moradores na mesma vila, freguesia de São Gonçalo, Bispado de Braga, tomou o hábito no convento de São Domingos de Benfica por filho do mesmo convento a quatro de Maio de 1702 às quatro horas da tarde. Declaro que este irmão acima referido frei Manuel da Trindade tomou o hábito de Leigo. Despiu o hábito. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços

O irmão Leigo frei Domingos de Santa Catarina que no século se chamava Domingos Alvares da Conceição, filho de Manuel Alvares e de Antónia Gonçalves, e naturais e moradores na freguesia da Oliveira Bispado do Porto, tomou o hábito neste convento de São Domingos de Benfica e nele começou o ano de noviço a seis de Outubro de mil setecentos e dois. Declaro que este irmão frei Domingos de Santa Catarina tomou o hábito por filho deste convento de São Domingos de Benfica. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela informação sobre as Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos em 1702. Fazem parte da memória dos Frades Dominicanos Portugueses cujo estudo e divulgação continua a partilhar connosco e que leio com atenção e interesse. Bem haja.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar