O irmão Leigo frei António da Luz que no século se chamava António Henriques, filho de Manuel João Calado e de Maria Henriques, naturais e moradores na vila do Pedrógão, freguesia de Nossa Senhora da Assunção, Bispado de Coimbra, tomou o hábito no convento de São Domingos de Guimarães e neste de Benfica principiou o seu ano de Noviço em catorze de Janeiro de mil setecentos e dois, às sete horas da noite. Frei Manuel Soares, Mestre de Noviços.
O irmão frei Pedro de Santa Rosa que no século se chamava Pedro Moreira, natural da cidade do Porto, freguesia da Sé, e filho de Pedro Moreira e de Teodósia Dias já defunta, tomou o hábito de Frade do Coro neste convento de São Domingos de Benfica, por filho do convento de Montemor; e principiou o seu ano de noviço aos 23 de Abril de mil setecentos e dois depois de Vésperas e Completas. Declaro que este irmão entra por Organista. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.
O irmão frei Manuel da Trindade que no século se chamava Manuel Pinheiro, filho de António Pinheiro e de Maria Correia, naturais de Amarante e moradores na mesma vila, freguesia de São Gonçalo, Bispado de Braga, tomou o hábito no convento de São Domingos de Benfica por filho do mesmo convento a quatro de Maio de 1702 às quatro horas da tarde. Declaro que este irmão acima referido frei Manuel da Trindade tomou o hábito de Leigo. Despiu o hábito. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços
O irmão Leigo frei Domingos de Santa Catarina que no século se chamava Domingos Alvares da Conceição, filho de Manuel Alvares e de Antónia Gonçalves, e naturais e moradores na freguesia da Oliveira Bispado do Porto, tomou o hábito neste convento de São Domingos de Benfica e nele começou o ano de noviço a seis de Outubro de mil setecentos e dois. Declaro que este irmão frei Domingos de Santa Catarina tomou o hábito por filho deste convento de São Domingos de Benfica. Frei Alberto da Assunção, Mestre de Noviços.
Frei José Carlos,
ResponderEliminarObrigada pela informação sobre as Tomadas de Hábito registadas no Convento de São Domingos em 1702. Fazem parte da memória dos Frades Dominicanos Portugueses cujo estudo e divulgação continua a partilhar connosco e que leio com atenção e interesse. Bem haja.
Um abraço fraterno
Maria José Silva