domingo, 25 de agosto de 2013

Homília do XXI Domingo do Tempo Comum

A questão que colocam a Jesus, no Evangelho que acabámos de escutar, sobre a quantidade daqueles que se salvam é uma questão que certamente algumas vezes nos interpela, nós que somos dados a contas, a estabelecer hierarquias, a querer garantias.
É uma questão que igualmente nos interpela quando somos confrontados, por alguns leitores mais literalistas do livro do Apocalipse, com o número dos cento e quarenta e quatro mil que estão diante do Cordeiro. Afinal, são muito poucos os que se salvam, e portanto somos convidados por esses leitores a tudo fazer para integrar esse número.
Estes leitores, e leituras, esquecem o que se diz imediatamente a seguir no livro do Apocalipse sobre os milhares de milhares que lavaram as suas túnicas no sangue do Cordeiro, bem como a resposta de Jesus à questão da quantidade reduzida dos que se salvam.
Face a uma questão numérica, contabilística, Jesus responde com uma proposta de acção, com uma missão que consiste em passar pela porta estreita, pois haverá muitos que o tentarão mas não o conseguirão, o que deixa desde já supor que a salvação ainda que conte com a nossa colaboração não está na nossa mão.
Esta noção de porta estreita torna-se paradoxal quando a confrontamos com o capítulo décimo do Evangelho de São João, no qual Jesus se assume como a verdadeira porta, a porta pela qual as ovelhas saem e entram no aprisco, pela qual têm acesso às verdadeiras pastagens.
Se Jesus é a porta, podemos e devemos interrogar-nos como ela se estreita, como ela se torna impossível de transpor, quando Jesus se nos oferece como passagem, como resgate da nossa vida e nosso salvador.
Temos assim que assumir que a porta se mantem larga e aberta, poderíamos dizer escancarada desde o momento que foi aberto o lado de Jesus no alto da cruz, e somos nós que a vamos encerrando e estreitando na medida da nossa infidelidade, do adiamento do nosso transpor verdadeiro da porta que se nos oferece.
A crítica de Jesus face àqueles que batem à porta e reclamam que comeram e beberam com ele, que o escutaram nas praças, mas ainda assim não foram capazes de abandonar a sua iniquidade, vem reforçar esta ideia de que a porta se estreita na medida em que nos recusamos ou negligenciamos a passagem verdadeira, a configuração com Jesus e com a sua palavra.
O problema do estreitamento da porta não se coloca assim do lado de Deus, que a todos se oferece e quer acolher, mas do nosso lado e na nossa fragilidade e preguiça em prosseguirmos perseverantes no caminho que o mesmo Jesus nos oferece.
Também nós poderemos um dia dizer que não faltámos a nenhuma Missa, que recebemos todos os sacramentos e rezámos todos os dias, que fomos até solidários com aqueles que passavam necessidade e socorremos, mas tal mostrar-se-á de pouca utilidade na medida em que tivermos estado ainda assim distantes de Jesus, na medida em que não nos tivermos colocado no caminho que leva à cruz e à sua aceitação, ao acolhimento amoroso da vontade do Pai do Céu.
Este caminho e este acolhimento passa obrigatoriamente pela aceitação das contrariedades e das dificuldades, das correcções paternas de que nos fala a Leitura da Epístola aos Hebreus. Não é que Deus deseje o nosso sacrifício e o nosso sofrimento, mas a nossa vontade conforma-se por vezes muito pouco com aquilo que nos convém e serve à nossa salvação.
De facto, é na medida em que nos vamos deixando moldar, corrigir, aperfeiçoar pelo amor paterno de Deus que nos vamos aproximando da soleira do Reino de Deus, que vamos transpondo a porta assemelhando-nos a ela. As dificuldades serão certamente muitas, os obstáculos a ultrapassar bastante duros, mas com fé e confiança no amor de Deus não serão inultrapassáveis.
É esta esperança que encontramos também manifesta na leitura do Profeta Isaías, quando nos diz que Deus reunirá todos os povos para contemplar a sua glória. Esta promessa também nos está dirigida e é por intermédio de Jesus que temo acesso a ela.
Procuremos pois com diligência e amor libertar-nos de toda a iniquidade e configurar-nos cada vez mais e melhor com Jesus, pois é só passando por ele, entrando por ele que possuiremos as chaves que abrem todas as portas, que nos alimentaremos da glória que Deus nos tem a todos destinada.

 
Ilustração: “Cristo e os pecadores arrependidos”, de Gerard Seghers, Rijksmuseum, Amesterdão.  

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Leio, saboreando e meditando cada uma das palavras do texto da Homília do XXI Domingo do Tempo Comum que teceu. É um texto profundo que ajuda a esclarecer a questão da salvação que todos colocamos, num momento ou outro da vida de cada um de nós, com ou sem grandes desassossegos com a prática quotidiana como cristãos, com o acolhimento da palavra de Jesus.
    Como nos salienta …” Se Jesus é a porta, podemos e devemos interrogar-nos como ela se estreita, como ela se torna impossível de transpor, quando Jesus se nos oferece como passagem, como resgate da nossa vida e nosso salvador. (…)
    (…) a porta se estreita na medida em que nos recusamos ou negligenciamos a passagem verdadeira, a configuração com Jesus e com a sua palavra.
    O problema do estreitamento da porta não se coloca assim do lado de Deus, que a todos se oferece e quer acolher, mas do nosso lado e na nossa fragilidade e preguiça em prosseguirmos perseverantes no caminho que o mesmo Jesus nos oferece.” …
    Precisamos libertar-nos de certas certezas, ir mais além e seguir quotidiamente o caminho da conversão. Sabemos que o Caminho não é fácil e, regra geral, não aceitamos de bom grado o que precisamos corrigir para vivermos conforme a palavra de Jesus e dar testemunho dela, e como nos afirma …” De facto, é na medida em que nos vamos deixando moldar, corrigir, aperfeiçoar pelo amor paterno de Deus que nos vamos aproximando da soleira do Reino de Deus, que vamos transpondo a porta assemelhando-nos a ela. As dificuldades serão certamente muitas, os obstáculos a ultrapassar bastante duros, mas com fé e confiança no amor de Deus não serão inultrapassáveis.”…
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Homília, por exortar-nos a …” configurar-nos cada vez mais e melhor com Jesus, pois é só passando por ele, entrando por ele que possuiremos as chaves que abrem todas as portas, que nos alimentaremos da glória que Deus nos tem a todos destinada.”
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom domingo, com paz, alegria, confiança e esperança.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe de novo um poema de Frei José Augusto Mourão, OP

    caminho, verdade e vida

    Deus, tu és o Caminho, a Verdade e a Vida/que se dão as mãos/porque a verdade do caminho
    é a vida que a tece/e a engloba, aberta/e é a polifonia da ternura que acorda os caminhos/
    e age e cura a vida//

    tu és o caminho que precede todos os caminhos,/a visitação do corpo/no que o corpo esquece,/
    o nunca visto da paz e da alegria//

    dá a este corpo que o teu dom reúne/um instante de fome e de aflição/para que deste tempo-fora-do tempo/
    se erga a verdade dos caminhos/da nossa vida e do nosso louvor,/Deus que vens em Jesus Cristo/
    e no Espírito que nos ensina a rezar.

    (In, “O nome e a Forma”, Pedra Angular, 2009)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por me lembrar que é aceitando contrariedades e dificuldades, dúvidas e correcções que vamos ser capazes de alcançar a PORTA ESTREITA que leva ao amor infinito de Deus. Inter Pars

    ResponderEliminar