terça-feira, 6 de agosto de 2013

Mestre como é bom estarmos aqui! (Lc 9,33)

Diz-nos o Evangelho que Pedro não sabia o que dizia quando no alto do monte Tabor, no momento da transfiguração, disse a Jesus como era bom estar ali.
Podemos assumir a crítica do Evangelho se tivermos em conta que o discípulo se propunha fazer uma tenda para Moisés, para Elias e para o Jesus glorioso que contemplava.
Contudo, esta crítica deixa de ter sentido, e a afirmação do discípulo ganha uma outra dimensão, se tivermos em conta que pouco antes Pedro tinha professado a fé em Jesus como o Ungido de Deus, o Messias.
A transfiguração de Jesus no alto do monte Tabor é assim de certa forma, e nomeadamente para Pedro, a confirmação da sua profissão de fé, a confirmação da resposta dada à pergunta de Jesus “quem dizeis que eu sou”.
Pedro tem assim razões para estar contente, satisfeito com o que vê, tem razões para querer continuar ali, ou seja, confirmado na sua fé no Jesus Messias de Deus não quer perder essa fé, não quer perder a confirmação. Permanecer ali é a garantia de não se ter equivocado.
Neste sentido, Pedro é para cada um de nós um convite, um exemplo a seguir. Face à nossa profissão de fé em Jesus nosso Salvador e Redentor somos aliciados a permanecer, a querer permanecer junto de Jesus, a fazer a experiência da sua glória.
Tal como Pedro, deveríamos poder dizer “Senhor como é bom estar aqui” quando fazemos a experiência de estarmos com Jesus. A nossa relação e união com Jesus deveriam conduzir-nos à alegria e ao desejo de permanecer para além de tudo.
Certamente falta-nos ainda qualquer coisa para que tal aconteça, falta-nos subir um pouco mais ao monte da intimidade e da oração. Que este tempo de verão possa ajudar-nos a aproximar-nos um pouco mais da experiência da glória, para que possamos dizer também nós, “Mestre como é bom estar aqui”.

 
Ilustração: “Transfiguração”, de Francesco Zuccarelli, Kunsthaus Lempertz.

 

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    É importante ler e saborear o texto da Meditação que elaborou e que nos permite ter uma leitura crítica e compreender a afirmação de Pedro segundo o Evangelho de São Lucas. Como nos afirma…” Tal como Pedro, deveríamos poder dizer “Senhor como é bom estar aqui” quando fazemos a experiência de estarmos com Jesus. A nossa relação e união com Jesus deveriam conduzir-nos à alegria e ao desejo de permanecer para além de tudo.”… Por vezes, Frei José Carlos, é um longo caminho a percorrer para que possamos, com profundidade e alegria, no quotidiano, fazer tal afirmação. Saibamos seguir o exemplo de Pedro, como nos propõe.
    Como nos salienta, …” Certamente falta-nos ainda qualquer coisa para que tal aconteça, falta-nos subir um pouco mais ao monte da intimidade e da oração.”…
    Que o silêncio e a oração nos purifiquem e ajudem nas nossas noites a escutar e a descobrir a presença do Senhor como “o brilho da estrela que anuncia a amanhã”.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, de grande espiritualidade, ilustradas com beleza, pelo estímulo e pela confiança que nos transmitem.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Continuação de boa semana. Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Tive um problema com a internet e volto a tentar inserir o comentário. Peço desculpa, Frei José Carlos, pelo sucedido. MJS

    ResponderEliminar
  2. Pelo que creio, o magnífico testemunho transmitido nesta Escritura, é símbolo de acção, de Deus, como numa contínua orientação das recordações do Santos Apóstolos, que de forma a evangelizar, se multiplicaram, como conduzidos por São Pedro, e em Jesus revendo-se como Seu único e verdadeiro Deus. Que Ilumina a Terra Inteira. E deixa-nos na Sua magnífica Paz em Imagem de Salvação e Glória, que continua pelos séculos dos séculos iluminando do Senhor a Benção e o nosso testemuho. Como na presença dos que assim são deixados, na magnífica Escritura que São Lucas nos descreve.

    ResponderEliminar