quinta-feira, 2 de abril de 2009

NO PRINCÍPIO...


No Princípio…

Os Capítulos Gerais de 1255 e 1256 ordenaram que se fizesse uma investigação sobre a vida de São Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores e falecido em 1221. Juntamente com a vida dele devia ser investigada também a vida dos primeiros irmãos que o acompanharam nessa aventura da pregação e da difusão da Ordem por toda a Europa. Os que tinham vivido esses acontecimentos fundacionais estavam a desaparecer e era necessário guardar as suas memórias.
Gerard de Frachet lançou mão da árdua tarefa e em quatro anos reuniu as histórias, as tradições, os milagres que os vários conventos lhe foram fornecendo para a elaboração daquela que se queria que fosse a primeira história da Ordem dos Pregadores e ficou conhecida desde 1259 como “Vitae Fratrum Ordinis Praedicatorum”, “A Vida dos Irmãos da Ordem dos Pregadores”.
Setecentos e cinquenta anos depois lançamo-nos também nesta aventura, de contar a nossa história, passada e presente, mas igualmente futura, pois acreditamos que há uma história ainda a viver e construir. Neste sentido, este blog será um espaço de partilha de dados e informações históricas, mas também de reflexões sobre o momento presente e de interrogações sobre o futuro. Será um blog que olha para o passado com o intuito de pensando o presente não perder o futuro
E ao iniciarmos este projecto de ciberespaço e intercomunicação neste mês de Abril pedimos a protecção de Santa Catarina de Sena, irmã insigne da Ordem dos Pregadores e Doutora da Igreja.

1 comentário:

  1. Frei José, bom dia:

    Sou um estudante de História, Brasileiro, em projeto de pesquisa sobre a Ordem dos Irmãos Pregadores.

    Estou procurando algum dozumento que me aponte para a primeira "citação" sobre o sonho da mãe de São Domingos... O Irmão pode me ajudar?

    Meu nome é Marcos Abrahão e meu e-mail é:
    mabrahao@scallacom.com.br

    ResponderEliminar