quarta-feira, 8 de abril de 2009

RETIRO DA COMUNIDADE DO COLÉGIO DO RAMALHÃO



RETIRO ANUAL DA COMUNIDADE RELIGIOSA
DO COLÉGIO DE SÃO JOSÉ DO RAMALHÃO

Ordena o Código de Direito Canónico que os religiosos consagrem durante o ano um período de tempo, de acordo com as suas Constituições, para a realização dos exercícios espirituais, o retiro anual. Este mesmo Código não estipula o tempo necessário, fá-lo apenas para o retiro que os candidatos às Ordens Sacras devem realizar, que é de cinco dias.
As comunidades religiosas adoptaram mais ou menos este período de tempo para a realização dos seus exercícios espirituais, e assim nos últimos cinco dias, e mais um pouco, as irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena do Colégio de São José do Ramalhão, em Sintra, realizaram os seus exercícios anuais, que tive a graça de orientar. E digo graça, porque foi verdadeiramente um momento de graça, de acção de Deus nas nossas vidas.
Para alguém que está fora dos nossos ritmos, que desconhece a nossa vida quotidiana de consagrados, de religiosos e religiosas, pode parecer estranho um retiro anual. Afinal para que serve um retiro, o que é que se faz? Não estão já os consagrados “retirados”, não rezam já, não meditam já na Palavra de Deus, não confrontam já diariamente a sua vida e as suas actividades com a Palavra de Deus e o seu projecto para cada um deles e para a humanidade em geral?
É verdade que sim, ou pelo menos deveria ser assim, porque o que se verifica é que muito frequentemente, e mais do que é desejável, a vida do consagrado e religioso está a transbordar de actividades, de activismo, e sobra muito pouco tempo para aquilo que na essência distingue a vida consagrada dos demais modos de seguimento de Jesus Cristo, a experiência profunda e radical do mistério de Deus.
Neste sentido, e à luz das realidades humanas de cada um e de cada comunidade, é necessário este tempo de retiro, esta pausa na rotina do dia a dia para um encontro mais intenso com Aquele que nos chamou, nos chama cada dia, mas que exige essa relação profunda e intensa para que o dia a dia e o que se faz tenha sentido. Um retiro, este tempo de exercícios espirituais, é assim um tempo para deixar a graça de Deus actuar, em cada um de nós e no grupo ou comunidade a que pertencemos.
As irmãs Dominicanas do Ramalhão apostaram nesta vivência e assim, iluminadas por algumas palavras de reflexão e meditação, abriram os seus corações à graça do Senhor e foram capazes de experimentar e viver um verdadeiro momento revitalizante das suas vidas, do sentido das suas acções e da unidade fraterna que procuram construir.
Um retiro, pelo horário especial que comporta, é sempre um tempo de descentralização, de ruptura, de quebra de esquemas concebidos, que continuam a valer na medida em que são avaliados e avalisados. Depois de um tempo de exercícios espirituais de retiro a vida não pode voltar a ser a mesma, a nossa relação com Deus, com os irmãos e irmãs e com a própria missão a que nos votamos não pode ser a mesma. Algo tem que estar alterado, ter outro, outro lado, o Outro.
Juntamente com as irmãs do Colégio do Ramalhão estiveram outras irmãs, de outras comunidades Dominicanas espalhadas pelo país. Para recordar e manter viva a chama fica a fotografia do grupo, ou de quase todo o grupo, e do orientador.
Que o Senhor nos conceda a graça de nos mantermos fortes na fidelidade ao seu chamamento e à missão a que nos chama.

1 comentário:

  1. Carolina Moreira ( ex aluna)27 de novembro de 2009 às 19:06

    Porque é que não há nada do 6ª ano de 2008/2009??

    ResponderEliminar