quarta-feira, 20 de abril de 2011

É em tua casa (Mt 26,18)

A festa da Páscoa está próxima e o Senhor manda os seus discípulos a casa de alguém dizer que o Senhor quer ali celebrar a Páscoa com eles.
O evangelista não nos diz o nome da pessoa, do dono da casa na qual Jesus quer celebrar a Páscoa, pelo que podemos assumir nessa indefinição que Jesus quer celebrar connosco, com cada um de nós e na nossa casa a Páscoa.
Esta casa que é a nossa vida, a nossa história e a nossa humanidade porque foi para elas que ele veio, por causa delas que ele encarnou e se fez homem.
E celebra a Páscoa no que esta tem de dor e glória, de sofrimento e ressurreição, de sexta-feira santa e manhã esplendorosa de domingo. Não podemos assim subtrair à Páscoa que Jesus quer celebrar connosco nenhum dos seus elementos, nenhuma das suas realidades componentes.
E não podemos subtrair nem esquecer que Jesus nos diz que quer celebrar a Páscoa connosco e na nossa casa com os seus discípulos, ou seja com todo o grupo, todos os irmãos que se aproximam dele e se colocam no seguimento dos seus passos.
Celebrar a Páscoa com Jesus na nossa casa significa celebrar com os outros homens e mulheres, com os irmãos e as irmãs, aqueles que nos estão mais próximos mas também com aqueles que estão mais distantes e até podem não dizer-nos muito. A Páscoa e a sua celebração implicam os outros.
Preparemo-nos assim para receber o Senhor que vem até nós e com ele todo o grupo dos discípulos, todos aqueles que se dizem seus discípulos e esperam e contam com o acolhimento mutuo que nos devemos uns aos outros em Jesus Cristo.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Medito na partilha de hoje e na interessante interpretação que nos dá da resposta de Jesus à pergunta dos discípulos sobre a escolha do lugar para a preparação da ceia pascal : “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” e que intitulou “É em tua casa” (Mt 26,18).
    Como nos diz ...“ O evangelista não nos diz o nome da pessoa, do dono da casa na qual Jesus quer celebrar a Páscoa, pelo que podemos assumir nessa indefinição que Jesus quer celebrar connosco, com cada um de nós e na nossa casa a Páscoa.
    Esta casa que é a nossa vida, a nossa história e a nossa humanidade porque foi para elas que ele veio, por causa delas que ele encarnou e se fez homem.”…
    É muito importante salientar-nos a dimensão relacional que a celebração da Páscoa implica, com Jesus e com os outros, através do excerto que transcrevo do texto que partilha connosco …”Celebrar a Páscoa com Jesus na nossa casa significa celebrar com os outros homens e mulheres, com os irmãos e as irmãs, aqueles que nos estão mais próximos mas também com aqueles que estão mais distantes e até podem não dizer-nos muito. A Páscoa e a sua celebração implicam os outros.”…
    Peçamos a Deus que o nosso coração se abra para acolher Jesus Cristo e saibamos no quotidiano ser coerentes com os ensinamentos que o Senhor nos deixou, passando das palavras aos actos.
    Obrigada Frei José Carlos por esta profunda e bela partilha. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar