sexta-feira, 1 de abril de 2011

Escuta Israel o mandamento do Senhor (Mc 12,29)

Um escriba, uma vez mais, vem colocar Jesus à prova, e desta feita sobre os mandamentos dados por Deus a Moisés, como se nas palavras de Jesus, no seu ensinamento houvesse alguma coisa que se opusesse aos mandamentos da lei de Deus, como se houvesse um mandamento totalmente novo.
Jesus responde ao escriba com o primeiro mandamento da lei, mas querendo ressaltar a novidade que trazia, o acento que vinha colocar no sentido da perfeição da lei, começa o mandamento com o apelo de Deus, com a forma tradicional de contar a história da salvação, porque é salvação que os mandamentos são e é na história de Deus com os homens que eles se inserem.
“Escuta Israel”, porque se não escutares, se não abrires o coração e a inteligência não poderás aprender nem viver o mandamento da lei de Deus. Há um mandamento prévio, preparatório, para a fidelidade aos mandamentos da lei, que é essa disponibilidade para ouvir, essa atenção ao que Deus diz e pede. E então poderemos compreender e viver que “o Senhor nosso Deus é o único Senhor”
Contudo, como o povo de Israel, também nós somos muitas vezes surdos a este convite do Senhor, andamos demasiado distraídos com os ruídos e as distracções do mundo, e outras vezes viramos a cara e fazemos ouvidos moucos porque o que nos é dito no primeiro mandamento nos projecta para fora de nós mesmos, nos altera na nossa situação no mundo e face aos outros.
“Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a tua alma, com todo o teu espírito e com toda as tuas forças”, de uma forma que não aceita divisão nem compadrios, que exige esforço e dedicação, humildade para reconhecer a fraqueza e a quase impossibilidade humana, mas também esperança para não desistir nem desanimar, porque com Deus tudo é possível.
Como o jovem rico que se afasta triste porque tinha muitas coisas também muitas vezes nós nos afastamos pesarosos, pois vislumbrámos uma centelha da felicidade, um raio de luz da vida vivida em verdade e esperança como filhos de Deus, mas não fomos capazes de a acolher, de nos libertarmos um pouco dos ventos contrários que fazem tremer o ténue fogo que se acendeu em nós.
E muitas vezes isto acontece porque queremos que em nós as coisas se alterem da noite para o dia, quase por toque de varinha mágica, como se pudéssemos amar a Deus e ser fiéis de forma perfeita num instante, perdendo dessa forma não só a nossa liberdade, a possibilidade de usar as nossas forças e vontade, mas sobretudo a alegria da vitória após o combate.
Necessitamos assim dar tempo ao tempo, dar tempo a que o Senhor nos vá curando das nossas infidelidades e misérias, das nossas fraquezas, para podermos com a ajuda da sua graça ir vencendo os pequenos combates que nos aparecem cada dia, de modo a que um dia possamos triunfar e vencer em todas as frentes, em todas as circunstâncias da nossa existência.
Por isso é tão importante o mandamento “Escuta Israel”, porque necessitamos de facto escutar o que o Senhor nos diz e pede em cada momento, em cada desafio, pois só dessa forma poderemos responder ao seu amor com todo o nosso ser. Escutemos o Senhor, disponhamos os nossos ouvidos e o nosso coração à escuta da sua Palavra.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    A Meditação que partilha connosco centrada numa das passagens do Evangelho segundo São Marcos (12,29), na resposta que Jesus dá ao escriba sobre qual era “o primeiro de todos os mandamentos”, é um texto profundo e que nos questiona, e incentiva-nos a prosseguir, a não desistir do convite do Senhor.
    Como nos diz no texto, ...” “Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a tua alma, com todo o teu espírito e com toda as tuas forças”, de uma forma que não aceita divisão nem compadrios, que exige esforço e dedicação, humildade para reconhecer a fraqueza e a quase impossibilidade humana, mas também esperança para não desistir nem desanimar, porque com Deus tudo é possível.”…
    E lembra-nos que o “ténue fogo que se acendeu em nós”, precisa ser alimentado para resistir aos “ventos contrários” e que “amar a a Deus e ser fiéis de forma perfeita” não se consegue “por toque de varinha mágica”, e que necessitamos da ajuda divina para ultrapassarmos as dificuldades, os escolhos em que vamos tropeçando e caindo, as nossas hesitações, para vencer o combate, para continuar a fazer o Caminho, para realizarmos o que Jesus nos ensinou. E continuo a citá-lo.
    …”Necessitamos assim dar tempo ao tempo, dar tempo a que o Senhor nos vá curando das nossas infidelidades e misérias, das nossas fraquezas, para podermos com a ajuda da sua graça ir vencendo os pequenos combates que nos aparecem cada dia, de modo a que um dia possamos triunfar e vencer em todas as frentes, em todas as circunstâncias da nossa existência.”
    Com humildade e envoltos no Amor do Senhor, “Escutemos o Senhor, disponhamos os nossos ouvidos e o nosso coração à escuta da sua Palavra.”
    Obrigada Frei José Carlos pela partilha. Bem haja.
    Desejo ao Frei José Carlos um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. hoje falei que o primeiro mandamento era amar a Deus sobre todas as coisa e uma pessoa me disse que agora é escultar pra amar, que mudou.. o que posso dizer a essa pessoa que foi Deus quem Criou esse mandamento e que o proprio nome diz "mandamento da lei de Deus" a qual escreveu em duas tabuas de pedra a qual Jesus confirmou e que estava dividido em dua pedras...a 1ª ate a trerceira falando enteiramente sobre DEus e os outros 7 na 2ªpedra falando nossa obrigaçoes,deveres a cumprir aqui na terra e a qual ninguem pode mudar ...se essa pessoa faz parte da igraja e acha que sabe tudo mais que os outro? me responda meu mail é cassianaraaj@gmail.com obg

    ResponderEliminar