sábado, 9 de abril de 2011

Também vos deixastes seduzir? (Jo 7,47)

“Também vós vos deixastes seduzir”, é a pergunta que os príncipes dos sacerdotes e os fariseus fazem aos guardas do templo que não foram capazes de prender de Jesus, que não foram capazes de o trazer até eles.
A resposta dos guardas foi clara e inequívoca, de facto tinham-se deixado seduzir porque nunca ninguém tinha falado como aquele homem. Não ficaram impressionados com qualquer gesto, com qualquer acto extraordinário, um milagre ou uma cura, nem com o porte ou a aparência de Jesus, apenas pela sua palavra.
Não tinham ficado seduzidos, como os príncipes dos sacerdotes e os escribas estavam a pensar com maledicência, como uns ignorantes que se deixam levar por qualquer balela ou história de encantar. Não, eles tinham-se deixado seduzir pelo ensinamento, por aquelas palavras de quem fala com autoridade e sem fingimento.
Não sabemos o que aconteceu a estes guardas, bem pode ser que tenham sido eles mesmos que foram ao jardim das oliveiras guiados por Judas para prender Jesus. Não sabemos, porque deles apenas nos chegou este relato da sedução pela palavra de Jesus.
Contudo, e à luz da mensagem do Evangelho de São João, o importante é que estes homens se deixaram seduzir por Jesus, e pela sua palavra. Sem querer, e sem que saibamos as consequências, estes homens abriram-se à salvação, deixaram-se tocar na sua simplicidade ou na sua força pelas palavras de Jesus naquele momento concreto.
E neste sentido são para nós um desafio, um aguilhão na forma como nos deixamos seduzir pela palavra de Jesus, pelas suas palavras. Também nós nos deixamos seduzir ao ponto de mudarmos a nossa vida, de voltarmos aos nossos príncipes do mundo com as mãos vazias, livres das missões ingratas e injustas que nos possam ter imposto?
Que o Senhor nos continue a falar, para nos deixarmos cada vez mais seduzir por ele e nos irmos libertando das tarefas que nos escravizam.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha da Meditação que intitulou “Também vos deixastes seduzir? (Jo 7,47). Por nos questionar, pelo desafio, pelo convite que encerra. Como nos esclarece os guardas ...” Não tinham ficado seduzidos, como os príncipes dos sacerdotes e os escribas estavam a pensar com maledicência, como uns ignorantes que se deixam levar por qualquer balela ou história de encantar. Não, eles tinham-se deixado seduzir pelo ensinamento, por aquelas palavras de quem fala com autoridade e sem fingimento.”…
    Saibamos deixar-nos seduzir por Jesus e pelas suas palavras para que possamos renascer e prosseguir o Caminho do Bem e da Verdade.
    Bem haja Frei José Carlos por nos questionar, por nos desinstalar.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar