quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meditação do Mistério da Apresentação por frei José da Câmara

No seguimento dos Mistérios Gozosos meditados por frei José da Câmara no seu livro “Arte da Perfeição Cristã” apresentamos hoje a meditação sobre o Mistério da Apresentação de Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.

“Meditação
Considera, alma minha, aquela suma obediência, e profunda humildade de Maria Santíssima, que sendo Virgem Imaculada, ficando muito mais pura ao conceber, no parto, e depois do parto sempre Virgem, quis ir ao Templo a purificar-se, sendo mais pura que o sol, para cumprir com o que determinava a Lei às outras mães; obrando assim para nos dar exemplo, e ensinar o como devemos cumprir com as Leis Divinas. Oh como imitas pouco, alma minha, esta obediência da Virgem Santíssima, pois tão pouco cuidas em cumprir com aquilo que Deus te manda! Passa pela memória os preceitos Divinos, e pondera o pouco que os tens cumprido, quando a Mãe de Deus assim os observava, que até os, a que não está obrigada, executava. Tempo é já de te aproveitares do exemplo, que Maria Santíssima te oferece, cuidando em cumprir com a Lei de Deus, e tendo um vivo pesar de ter faltado à observância desta Lei.
Ofereceu Maria Santíssima seu bento Filho ao Eterno Pai com um par de Rolas, que era a oferta dos pobres. Oh como Deus Menino ama a pobreza, que como pobre quer ser tratado! Sempre, que desprezas os pobres, alma minha, desprezas uma Imagem de Cristo; e se te prezas de ser alma Cristã, não o mostras nestas obras! Que mais havia de fazer um Gentio, que desprezar a Imagem do verdadeiro Deus? Mas o Gentio despreza-a, porque lhe falta o lume da Fé; e tu tendo esta virtude, obras como se a não tiveras! Também não corresponde bem à pobreza de Deus Menino o amor, que tens aos bens da terra: cuida só nos bens da Glória, que estes te adquiriu o Menino Deus. Se ao Eterno Pai ofereceu Maria Santíssima seu bento Filho pelos homens, também por ti o ofereceu; e fiado nessa oferta, com grande confiança pede perdão a Deus das tuas culpas, que pelos merecimentos de Deus Menino, e de sua Mãe Santíssima to oferece o Eterno Pai, se muito de veras lho suplicares.
Considera, como querendo a Virgem Senhora nossa neste Mistério ocultar a quase infinita dignidade de Mãe de Deus, a não pode esconder ao Santo velho Simeão, que adorando por verdadeiro Deus aquele Menino, lhe começou a dizer louvores, e a sua Mãe Santíssima, exclamando com grande veneração e alegria: Agora, Senhor, morrerei em paz, pois meus olhos viram a Saúde e Salvação de Israel. Com que ternuras, e afectos diria aquele Santo Velho estas palavras, considerando que tinha ao mesmo Deus em seus braços? Nestes louvores acompanhava ao justo Simeão a Santa viúva Ana, que assistia no Templo, e tinha sido a Mestra da Maria, Senhora nossa. Oh como faria suave consonância no Céu o eco desta harmonia!
Pede à Virgem Santíssima te alcance a graça para louvares o Filho, e a Mãe, como deves, que assim viverás alegre nesta vida, e o possuirás na eterna.”

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Hoje oferece-nos a maravilhosa Meditação sobre o “Mistério da Apresentação de Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora” por Frei José da Câmara. Que belo elogio à obediência e humildade da Virgem Santíssima lembrando-nos como cumpriu os preceitos Divinos.
    Aceitai Virgem Santíssima esta Meditação e intercedei por nós para não desistirmos de cumprir as leis de Deus.
    Obrigada Frei José Carlos por esta profunda partilha que nos ajuda a reflectir sobre o nosso quotidiano. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta excelente e bela partilha ,

    desta Meditação do Mistério da Apresentação por frei José da Câmara.Não podemos esquecer este belo exemplo de obediência e humildade da Virgem Santíssima,para que também nós o saibamos cumprir no nosso dia a dia com as leis de Deus em nossas vidas.
    Como nos diz o Frei José Carlos,ofereceu Maria Santíssima seu bento Filho ao Eterno Pai com um par de Rolas,que era a oferta dos pobres,este gesto de Maria é uma ternura,e diz ainda mais pede à Virgem Santíssima te alcance a graça para louvares o Filho,e a Mãe,como deves,que assim viverás nesta vida,e o possuirás na eterna.
    Ao ler esta Meditação fiquei maravilhada com estas Palavras que nos confortam,e nos dão força.
    Obrigada Frei José Carlos,por esta partilha que muito gostei e me ajudou a meditar mais profundamente.Bem haja.
    Um abraço fraterno.
    AD.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Frei Jsé Carlos,
    A Apresentação do Menino Jesus no Templo remete-me para a adoração que nos proporcionaram na quinta-feira, aproveitando eu esta oportunidade para vos agradecer o momento. O sentimento de conforto espiritual proporcionado, convida-nos a permanecer n'Ele em total abandono, desejando que jamais termine, que a realidade a enfrentar posteriormente não se concretize... Como que adivinhando os meus pensamentos, a sua homilia indicou caminhos de aceitação.
    Sempre grata pelas suas partilhas,
    GVA

    ResponderEliminar