quarta-feira, 13 de julho de 2011

Meditação do Mistério da Coroação de Espinhos por frei José da Câmara

Prosseguindo a apresentação das meditações de frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã” deixamos a meditação sobre o Mistério da Coroação de Espinhos.

“Meditação
Considera, alma minha, aquela Sacrossanta cabeça do teu Redentor cercada de tão penetrantes espinhos, que lhe chegaram aos ossos, como disse São Bernardo, manando dela tanto sangue, que lhe cegava os olhos, e não se divisava em seu Divino semblante mais que sangue. Que dores padeceria o teu Jesus neste passo? Na cabeça residem os sentidos, como em parte mais nobre, e qualquer moléstia nesta parte penaliza o corpo todo; e atormentando aquela coroa tanto a cabeça do nosso Redentor, se lhe renovaram as dores em todas as mais partes do corpo. Pondera bem estas finezas: pois o coroar-se Deus homem de espinhos, é para te dar a entender, que o padecer por ti lhe tece a mais gostosa coroa. Oferece-lhe também os teus trabalhos, desejando ter ocasiões de padecer muito por ele, que se assim o fizeres, em lugar de coroa de espinhos lhe tecerás uma coroa de flores. Mas se continuas em o ofender, mais espinhos acrescentarás àquela coroa, porque os teus pecados, e os do Mundo todo foram os que deram os espinhos para aquela coroa se tecer, e para aquela Divina cabeça tanto se atormentar.
Com a coroa de espinhos lhe puseram uma cana verde por Ceptro, e vestiram uma Púrpura rota, zombando, e escarnecendo dele, como de Rei fingido, sendo o Rei da Glória. Se qualquer desatenção à tua pessoa, te chega a ferir no coração, como estaria o do teu Redentor, vendo-se diante de todo aquele concurso tão afrontado na honra? Que ignominias, que injurias, e que opróbrios lhe diriam? E nem uma só palavra respondeu o teu Jesus, para te ensinar a sofrer opróbrios, e a padecer afrontas. Oh que pouco o imitas, pois qualquer palavrinha menos atenta, com que no Mundo te tratam, é para ti intolerável, originando tantas malquerenças, tantos ódios, e tantas vinganças!
O intento de Pilatos neste passo era abrandar aquele povo obstinado, oferecendo-lhe aos olhos o teu Redentor tão ferido; mas nem com verem tanto sangue se comoveram à compaixão os corações daquelas feras, antes começaram a clamar: Que morresse crucificado: Que se perdoasse a morte a um ladrão: E que se tirasse a vida ao Autor dela. Pode haver maior temeridade? Pode imaginar-se maior desatino? Há-de ser preferida a vida de um ladrão, tão grande malfeitor na Republica, à vida de um homem Deus, Redentor daquele povo, e de todo o Mundo? Já vejo que me dizes, alma minha, que não pode haver maior barbaridade. Pois que é o que tu obras, quando chegas a ofender mortalmente ao teu Deus? Não estimas mais a criatura, do que o Criador? É certo, que sim: pois sendo Deus o último fim, a que tudo se deve ordenar, tu tiras a Deus a razão de último fim, para na criatura o empregares, estimando mais a criatura do que a Deus. Ora confunde-te das tuas loucuras, conhece os teus desatinos para chorares as tuas culpas, e nunca mais ofenderes a quem por amor de ti padeceu tanto.
Dilata-te em ponderar as finezas, que neste passo obrou Jesus por teu amor. Considera quem é o que padece, que padece, por quem, e para quê. Pede à Virgem Santíssima te assista para poderes meditar tantas finezas, correspondendo a elas com afectos, e não com ingratidões, como até aqui tens obrado.”

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    A Meditação do Mistério da Coroação de Espinhos, por Frei José da Câmara, para além de nos levar a meditar no sofrimento de Jesus, remete-nos para a condição humana, recorda-nos como a crueldade humana se manifestou em Jesus e como continuou a revelar-se, ao longo dos séculos, e também nos dias de hoje, com brutalidade mas também de formas muito subtis.
    ...” Pondera bem estas finezas: pois o coroar-se Deus homem de espinhos, é para te dar a entender, que o padecer por ti lhe tece a mais gostosa coroa. Oferece-lhe também os teus trabalhos, desejando ter ocasiões de padecer muito por ele, que se assim o fizeres, em lugar de coroa de espinhos lhe tecerás uma coroa de flores.” …
    …”Que ignominias, que injurias, e que opróbrios lhe diriam? E nem uma só palavra respondeu o teu Jesus, para te ensinar a sofrer opróbrios, e a padecer afrontas. Oh que pouco o imitas, pois qualquer palavrinha menos atenta, com que no Mundo te tratam, é para ti intolerável, originando tantas malquerenças, tantos ódios, e tantas vinganças!”…
    Que o Senhor nos ilumine para que nas nossas fraquezas tenhamos presente os sofrimentos que Jesus sofreu para nos salvar, como Lhe retribuimos, e saibamos reconhecer e agradecer o amor infinito que Jesus nos dedica.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha que nos faz pensar e ponderar. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Obrigada pelo texto que prosseguindo os Mistérios Dolorosos,nos propõe para Meditação a Coroação de Espinhos.A beleza da ilustração chega para uma profunda meditação.Saibamos aproveitar bem esta oportunidade de meditarmos mais profundamente estes santos Mistérios.Este Jesus padeceu tudo sem se queixar,sofreu no silêncio,derramou o Seu Precioso Sangue,por toda a humanidade pecadora.Que Amor Ele teve por nós.Muito grata pela meditação que partilhou connosco.Bem haja,Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar