Concluímos a apresentação das meditações do Rosário, preparadas por frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã”, com a meditação sobre o Mistério da Coroação de Nossa Senhora. Aproveitamos para apresentar a forma completa como aparece cada texto, com a enunciação do Mistério, a Meditação, a Dezena e Oração Conclusiva.
“Neste Mistério se medita, como a gloriosa Virgem Maria com grandes festas, e júbilos de toda a Corte Celestial foi coroada por seu Filho, de que os Santos receberam glória particular.
Meditação.
Considera, alma minha, o trânsito da Virgem Santíssima em corpo, e alma para o Empíreo; porque passados três dias depois de sua ditosa morte, se tornou a unir sua Santíssima Alma, já gloriosa, e Bem-Aventurada, ao seu Sagrado corpo, que ressuscitando com os quatro dotes de impassibilidade, subtileza, agilidade, e claridade, se levantou do sepulcro com tanta formosura, e beleza, que só os Anjos, e Bem-Aventurados podem conhecer, e alcançar as perfeições soberanas, com que ressuscitou aquele corpo Santíssimo. Oh Virgem, Soberana Mãe de Deus, quem vos vira tão triunfante, e cercada de tanta glória, como a com que vós ressuscitastes, e com que estais nesse Empíreo! Logo que esta Senhora ressuscitou soaram músicas Celestes, cantando todos os Anjos a nove Coros, e com a mesma harmonia soberana, subiu esta Rainha dos Anjos para a glória.
Doutrina é dos Santos Padres, que a este Triunfo tão glorioso, assistiram não só os Anjos, e todos os mais Bem-Aventurados; mas também se achara presente seu querido, e amado Filho. Oh como seria vistosa essa região do ar povoada de tantos Anjos, de tantos Santos do Céu, e do mesmo Rei supremo! Com esta Majestade entrou em corpo, e alma a Rainha dos Anjos no Empíreo, aonde seu querido Filho lhe tinha preparado um sublime trono de glória. Pondera com que agrados a receberia toda a Trindade Santíssima, pois as três pessoas Divinas, de glória a coroaram! Ora quem fora já para o Empíreo para ponderar esta glória! Se neste Mundo não há glória, a que aquela se possa comparar; despreza, alma minha, as glórias deste Mundo, cuida só em conseguir a eterna glória.
A Humanidade Santíssima de Cristo se está vendo, e revendo na formosura de sua Mãe, e o mesmo sucede à Mãe com a formosura do Filho. Oh que bem merecido prémio daquele penoso Martírio, que tiveram os corações do Filho, e mais da Mãe quando se encontraram na rua da amargura! Então se viram rodeados de mágoas, agora se acham cheios de júbilos. O ver a Mãe ao Filho entre tantos tormentos lhe causou a maior dor, e o ver o Filho a Mãe com tanta dor, lhe motivou a maior mágoa: agora porém ver o Filho à Mãe entre tantos júbilos, e a Mãe ver entre tantas glórias a seu Filho lhe motiva o maior prazer. Oh quem se vira já livre das prisões do corpo para ir ponderar perfeitamente estes júbilos, e contemplar estas glórias! Qual será a dos Bem-Aventurados vendo a Rainha dos Anjos, e dos homens tão gloriosa!
Que poderá esta Rainha soberana pedir a Deus, que não alcance? Suplica-lhe, alma minha, com confiança remédio para as tuas necessidades, especialmente para as da alma.
Reze-se um P. N. com dez Ave-Marias, e um Glória Patri.
V. Domine, exaudi Orationem meam.
R. Et clamor meus ad te veniat.
Oremos
Oh Rainha de todos os Cidadãos do Céu: sede servida de aceitar de nós esta Coroa de Rosas, e concedei-nos, Senhora nossa clementíssima, que se acenda em nós tal desejo de vos ver coroada com tanta glória, que nenhuma outra coisa queiramos, nem pretendamos.
R. Ámen.”
Frei José Carlos,
ResponderEliminarA Meditação do Mistério da Coroação de Nossa Senhora por Frei José da Câmara, no qual temos a oportunidade de apreciar como aparece cada texto, encerra grande beleza e faz-nos participar da alegria sentida pela Virgem Maria e por Seu Filho.
...” Oh Virgem, Soberana Mãe de Deus, quem vos vira tão triunfante, e cercada de tanta glória, como a com que vós ressuscitastes, e com que estais nesse Empíreo! Logo que esta Senhora ressuscitou soaram músicas Celestes, cantando todos os Anjos a nove Coros, e com a mesma harmonia soberana, subiu esta Rainha dos Anjos para a glória” …. (…)
…”A Humanidade Santíssima de Cristo se está vendo, e revendo na formosura de sua Mãe, e o mesmo sucede à Mãe com a formosura do Filho. Oh que bem merecido prémio daquele penoso Martírio, que tiveram os corações do Filho, e mais da Mãe quando se encontraram na rua da amargura!”…
…”Oh quem se vira já livre das prisões do corpo para ir ponderar perfeitamente estes júbilos, e contemplar estas glórias! Qual será a dos Bem-Aventurados vendo a Rainha dos Anjos, e dos homens tão gloriosa!”…
Peçamos à Virgem Maria que interceda junto de Jesus Cristo pelo Frei José Carlos, por todos os dominicanos e por todos, mulheres e homens, não importa o lugar e o modo, que souberam aceitar o desafio do Senhor para estarem ao serviço do outro.
Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha das Meditações do Rosário preparadas por Frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã”. Bem-haja.
Um abraço fraterno,
Maria José Silva
P.S.Tomo a liberdade, Frei José Carlos, de partilhar alguns pensamentos que foram ganhando forma, à medida que foi partilhando as Meditações do Rosário. Desde o início, quando lia e ficava a meditar nos textos sentia a necessidade, por vezes, de ouvir alguém que mos declamasse, de ouvir uma voz que fosse capaz de dar a entoação adequada para melhor poder senti-los. Nesta última semana, numa das minhas reflexões, perguntei-me, como seria assitir, à representação de alguns destes Mistérios, como forma de divulgação da mensagem cristã. Ocorreu-me que no 1º. semestre de 2011, assititira à representação dos “Mistérios da Missa” na Capela do Convento dos Cardaes. São momentos que guardo de forma especial, pela mensagem cristã, pela interpretação e simplicidade dos actores, pelo local, pela beleza, pela diversidade de público, dos crentes aos não crentes. Permita-me que lhe deixe este desafio. Obrigada. MJS