sexta-feira, 22 de julho de 2011

Meditação do Mistério da Coroação de Maria por frei José de Câmara

Concluímos a apresentação das meditações do Rosário, preparadas por frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã”, com a meditação sobre o Mistério da Coroação de Nossa Senhora. Aproveitamos para apresentar a forma completa como aparece cada texto, com a enunciação do Mistério, a Meditação, a Dezena e Oração Conclusiva.

Neste Mistério se medita, como a gloriosa Virgem Maria com grandes festas, e júbilos de toda a Corte Celestial foi coroada por seu Filho, de que os Santos receberam glória particular.
Meditação.
Considera, alma minha, o trânsito da Virgem Santíssima em corpo, e alma para o Empíreo; porque passados três dias depois de sua ditosa morte, se tornou a unir sua Santíssima Alma, já gloriosa, e Bem-Aventurada, ao seu Sagrado corpo, que ressuscitando com os quatro dotes de impassibilidade, subtileza, agilidade, e claridade, se levantou do sepulcro com tanta formosura, e beleza, que só os Anjos, e Bem-Aventurados podem conhecer, e alcançar as perfeições soberanas, com que ressuscitou aquele corpo Santíssimo. Oh Virgem, Soberana Mãe de Deus, quem vos vira tão triunfante, e cercada de tanta glória, como a com que vós ressuscitastes, e com que estais nesse Empíreo! Logo que esta Senhora ressuscitou soaram músicas Celestes, cantando todos os Anjos a nove Coros, e com a mesma harmonia soberana, subiu esta Rainha dos Anjos para a glória.
Doutrina é dos Santos Padres, que a este Triunfo tão glorioso, assistiram não só os Anjos, e todos os mais Bem-Aventurados; mas também se achara presente seu querido, e amado Filho. Oh como seria vistosa essa região do ar povoada de tantos Anjos, de tantos Santos do Céu, e do mesmo Rei supremo! Com esta Majestade entrou em corpo, e alma a Rainha dos Anjos no Empíreo, aonde seu querido Filho lhe tinha preparado um sublime trono de glória. Pondera com que agrados a receberia toda a Trindade Santíssima, pois as três pessoas Divinas, de glória a coroaram! Ora quem fora já para o Empíreo para ponderar esta glória! Se neste Mundo não há glória, a que aquela se possa comparar; despreza, alma minha, as glórias deste Mundo, cuida só em conseguir a eterna glória.
A Humanidade Santíssima de Cristo se está vendo, e revendo na formosura de sua Mãe, e o mesmo sucede à Mãe com a formosura do Filho. Oh que bem merecido prémio daquele penoso Martírio, que tiveram os corações do Filho, e mais da Mãe quando se encontraram na rua da amargura! Então se viram rodeados de mágoas, agora se acham cheios de júbilos. O ver a Mãe ao Filho entre tantos tormentos lhe causou a maior dor, e o ver o Filho a Mãe com tanta dor, lhe motivou a maior mágoa: agora porém ver o Filho à Mãe entre tantos júbilos, e a Mãe ver entre tantas glórias a seu Filho lhe motiva o maior prazer. Oh quem se vira já livre das prisões do corpo para ir ponderar perfeitamente estes júbilos, e contemplar estas glórias! Qual será a dos Bem-Aventurados vendo a Rainha dos Anjos, e dos homens tão gloriosa!
Que poderá esta Rainha soberana pedir a Deus, que não alcance? Suplica-lhe, alma minha, com confiança remédio para as tuas necessidades, especialmente para as da alma.
Reze-se um P. N. com dez Ave-Marias, e um Glória Patri.
V. Domine, exaudi Orationem meam.
R. Et clamor meus ad te veniat.
Oremos
Oh Rainha de todos os Cidadãos do Céu: sede servida de aceitar de nós esta Coroa de Rosas, e concedei-nos, Senhora nossa clementíssima, que se acenda em nós tal desejo de vos ver coroada com tanta glória, que nenhuma outra coisa queiramos, nem pretendamos.
R. Ámen.”

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A Meditação do Mistério da Coroação de Nossa Senhora por Frei José da Câmara, no qual temos a oportunidade de apreciar como aparece cada texto, encerra grande beleza e faz-nos participar da alegria sentida pela Virgem Maria e por Seu Filho.
    ...” Oh Virgem, Soberana Mãe de Deus, quem vos vira tão triunfante, e cercada de tanta glória, como a com que vós ressuscitastes, e com que estais nesse Empíreo! Logo que esta Senhora ressuscitou soaram músicas Celestes, cantando todos os Anjos a nove Coros, e com a mesma harmonia soberana, subiu esta Rainha dos Anjos para a glória” …. (…)
    …”A Humanidade Santíssima de Cristo se está vendo, e revendo na formosura de sua Mãe, e o mesmo sucede à Mãe com a formosura do Filho. Oh que bem merecido prémio daquele penoso Martírio, que tiveram os corações do Filho, e mais da Mãe quando se encontraram na rua da amargura!”…
    …”Oh quem se vira já livre das prisões do corpo para ir ponderar perfeitamente estes júbilos, e contemplar estas glórias! Qual será a dos Bem-Aventurados vendo a Rainha dos Anjos, e dos homens tão gloriosa!”…
    Peçamos à Virgem Maria que interceda junto de Jesus Cristo pelo Frei José Carlos, por todos os dominicanos e por todos, mulheres e homens, não importa o lugar e o modo, que souberam aceitar o desafio do Senhor para estarem ao serviço do outro.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha das Meditações do Rosário preparadas por Frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã”. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva
    P.S.Tomo a liberdade, Frei José Carlos, de partilhar alguns pensamentos que foram ganhando forma, à medida que foi partilhando as Meditações do Rosário. Desde o início, quando lia e ficava a meditar nos textos sentia a necessidade, por vezes, de ouvir alguém que mos declamasse, de ouvir uma voz que fosse capaz de dar a entoação adequada para melhor poder senti-los. Nesta última semana, numa das minhas reflexões, perguntei-me, como seria assitir, à representação de alguns destes Mistérios, como forma de divulgação da mensagem cristã. Ocorreu-me que no 1º. semestre de 2011, assititira à representação dos “Mistérios da Missa” na Capela do Convento dos Cardaes. São momentos que guardo de forma especial, pela mensagem cristã, pela interpretação e simplicidade dos actores, pelo local, pela beleza, pela diversidade de público, dos crentes aos não crentes. Permita-me que lhe deixe este desafio. Obrigada. MJS

    ResponderEliminar