quarta-feira, 20 de julho de 2011

Meditação do Mistério do Pentecostes por frei José da Câmara

No seguimento das meditações para os Mistérios do Rosário preparadas por frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã”, apresentamos hoje a Meditação da Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Santíssima reunidos no Cenáculo.

“Meditação
Considera, alma minha, a grande pontualidade, com que Cristo Senhor nosso cumpriu a sua promessa. Tinha prometido aos Sagrados Apóstolos, que os não havia de deixar desamparados, e que para isso em seu nome o Eterno Pai havia de mandar o Espírito Santo para os consolar, e encher de sua Divina graça; e assim se verificou pontualmente, passados dez dias depois da Ascensão de Cristo, estando todos juntos em oração, e esperando, que se cumprisse a promessa. Oh como estariam aqueles saudosos corações desfazendo-se em afectos, e exercitando-se em actos de Amor de Deus, para com eles receberem a visita, que esperavam, pois tinham por Mestra, e Directora a Virgem, Senhora nossa! Todas as almas Católicas são animado Templo de Deus, em que o Espírito Santo habita; mas para que habite nelas é necessário, que no amor de Deus se afervorem. Se queres, alma minha, ser Templo de Deus; se desejas, que o Espírito Santo em ti habite, abrasa-te no Amor Divino, que logo o Espírito Santo sobre ti há-de descer.
Desceu o Espírito Santo sobre os Sagrados Apóstolos enchendo-os de graça Divina. Desceu em línguas de fogo para abrasar aquela línguas, que haviam de pregar pelo Mundo o Evangelho. Oh quem merecera uma faiscazinha deste fogo para no Amor Divino se abrasar, e nos incêndios deste Divino fogo se consumir, e purificar! Considera a glória, consolação, e alegria, que teria a Virgem Santíssima de estar seu Filho na Glória, e de lá mandar o Espírito Santo para efeitos tão excelentes.
É a Virgem Soberana Esposa do Espírito Santo. Oh como encheria o Divino Espírito a alma de sua Esposa de novos aumentos de graça sobre tantos graus de graça, como a Senhora já possuía! Repartiu o Espírito Santo os seus dons aos daquela Sagrada Companhia conforme a disposição de cada um. A Virgem Santíssima foi a que os dispôs, como Mestra, recomendando-lhes a oração, jejuns, e tudo o mais concernente para a devida preparação de Mistério tão soberano: e se a Virgem Senhora Nossa com tão Santos ditames dispôs aos Apóstolos, e Discípulos, como se disporia a si mesma! É certíssimo, que muito mais, do que todos sem comparação alguma. Oh como lhe comunicaria o Espírito Santo, seu Esposo, mais abundâncias de graça, que a todos os mais juntos! Quem vira naquela hora os luzidos resplendores, com que sua Alma brilhava! Mas se tantas luzes são inacessíveis aos olhos mortais, sejam os olhos da consideração os que ponderem estas luzes. Que júbilos, e alegrias se ajuntariam naquele puríssimo Coração, quando viu em um instante tão mudados os Apóstolos, tão crescidos na virtude, e tão cheios de caridade!
Pede ao Espírito Santo, alma minha, por intercessão da Senhora queira descer sobre ti, dando-te a sua graça, e confirmando-te nela para que o sirvas, e ames, e nunca mais o ofendas.”

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Depois de subir ao céu, o Filho de Deus intercedeu junto do Pai por todos os homens, e deixou-nos o Espírito Santo, para nossa tranquilidade, consolo, como havia prometido aos Apóstolos, cuja Descida é-nos recordada na Meditação de Frei José da Câmara.
    ...” Oh como estariam aqueles saudosos corações desfazendo-se em afectos, e exercitando-se em actos de Amor de Deus, para com eles receberem a visita, que esperavam, pois tinham por Mestra, e Directora a Virgem, Senhora nossa! … (…) se desejas, que o Espírito Santo em ti habite, abrasa-te no Amor Divino, que logo o Espírito Santo sobre ti há-de descer.”…
    ...” Oh quem merecera uma faiscazinha deste fogo para no Amor Divino se abrasar, e nos incêndios deste Divino fogo se consumir, e purificar!”…
    …”Que júbilos, e alegrias se ajuntariam naquele puríssimo Coração, quando viu em um instante tão mudados os Apóstolos, tão crescidos na virtude, e tão cheios de caridade!”…
    Que o Espírito Santo desça sobre nós e nos transforme, fazendo-nos crescer em virtude, amor e caridade.
    Obrigada, Frei José Carlos, por esta partilha, profunda e bela. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito grata pelo exdelente texto que nos propõe para a Meditação,da continuação dos Mistérios por Frei José da Câmara,são muito profundos e muito esclarecedores.Obrigada Frei José Carlos,por esta magnífica meditação que partilhou connosco,e nos ajuda a contemplar estes Santos Mistérios,com esta bela ilustração.Bem haja,Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar