quinta-feira, 21 de julho de 2011

Meditação do Mistério da Assunção por frei José da Câmara

Continuamos a apresentação das meditações do Rosário preparadas por frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã”. Nesta meditação do Mistério da Assunção da Virgem Maria ao Céu não podemos deixar de reparar na afirmação de frei José da Câmara de que Nossa Senhora comungava todos os dias. Numa época em que a comunhão diária ainda não era comum, bem pelo contrário havia uma certa restrição na frequência do Sacramento, não deixa de ser significativa esta afirmação e de se apresentar, de alguma forma, como uma sugestão para a comunhão diária dos fiéis.

“Meditação
Considera, alma minha, nos doze anos, que a Virgem Santíssima viveu neste Mundo depois da Ressurreição de seu Filho, que fervorosos actos de Amor de Deus exercitaria! Que aumentos de graça receberia! Os quais juntos aos graus de graça, em que foi concebida, e aos que mereceu em todo o mais tempo de sua vida, como estaria cheia de graça aquela Alma Santíssima na hora, em que deste Mundo se ausentou! Exercitou-se nestes doze anos em visitar aqueles Lugares Santos, que seu Santíssimo Filho pisou com o Sagrado de sua plantas: o Presépio, aonde nasceu; o Horto, aonde orou; o Calvário, aonde morreu; o Cenáculo, aonde obrou as maiores finezas; e o Sepulcro, aonde foi sepultado. Em todas estas estações mil vezes beijava aquela terra, alcatifando-a de lágrimas, em que o fogo da devoção, e Amor Divino, que em seu peito ardia, a obrigava a romper. Comungava todos os dias. Oh com que afectos o faria! Oh quem o poderá considerar, para de alguma sorte, conhecer as enchentes da graça, que neste Sacramento recebia! Nestes exercícios, e outros de fervorosa caridade se exercitou a Virgem Santíssima, até que chegou o feliz dia, no qual estando em contemplação altíssima diante de uma Imagem de seu Filho, foram tais os incêndios do Amor de Deus, que não cabendo já tanto amor naquele peito, sentiu querer apartar-se sua Santíssima Alma daquele Sagrado corpo. Apareceu-lhe o Arcanjo Gabriel, dando-lhe a alegre notícia de seu felicíssimo trânsito; e ajuntando-se na sua presença os Sagrados Apóstolos, que andavam dispersos pelo Mundo, de todos se despediu, e a todos consolou.
Pondera bem, alma minha, como seria para os Santos Apóstolos custosa esta ausência, pois ainda que consideravam, que era eterno o descanso, para onde a Rainha dos Anjos se ausentava, não se podiam negar ao sentimento natural da saudade! Porém todo o sentimento suavizou a Virgem Santíssima com a doçura da sua despedida, e com a promessa da sua protecção no Empíreo, para onde sua Santíssima Alma foi levada por Jesus Cristo, seu Filho, na companhia de toda a Corte Celestial. Entrando no Palácio da Glória foi exaltada sobre todos os Coros dos Anjos. Que adorações lhe renderiam os Espíritos Angélicos, e todas as mais almas dos Bem-Aventurados reconhecendo-a, e venerando-a, como Rainha dos Céus, e mais da terra! Chega tua, alma minha, a adorar no Empíreo a esta soberana Senhora, alegrando-te muito de a veres tão exaltada, e dando muitas graças à Santíssima Trindade, que a elevou a tanta glória.
No Empíreo tens aquela Majestade soberana, a quem deves servir por toda a vida para com a sua intercessão chegares a lograr a sua presença, e com ela grande glória. Qual será a que a Virgem Senhora nossa tem no Empíreo? Se os graus da gloria correspondem nos Bem-Aventurados aos merecimentos, que tiveram nesta vida; sendo inexplicáveis os que na sua teve a Virgem Senhora nossa, só quando no Empíreo te achares, alma minha, é que poderás compreender qual é nele a sua glória, porque nesta vida mortal não se pode ponderar; pois por mais, que consideres, ainda é muito maior a glória, que no Céu tem esta Senhora.”
Pede-lhe te alcance de seu Filho auxílios eficazes para que mudando de vida, e perseverando em graça, vás para o Céu ponderar a sua glória."

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A Meditação do Mistério da Assunção da Virgem Maria ao Céu preparada por Frei José da Câmara é profunda, maravilhosa, reveladora do exemplo da Virgem Santíssima para todos nós.
    É importante, Frei José Carlos, ter-nos salientado a prática da comunhão diária por Nossa Senhora e de ter-nos deixado a mesma atitude como sugestão.
    Peçamos a Nossa Senhora que interceda junto de seu Filho no nosso processo de conversão .
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha, fonte de meditação e que nos questiona. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar