quarta-feira, 6 de julho de 2011

Meditação do Nascimento de Jesus por frei José da Câmara

Continuamos a apresentação das meditações do pequeno livro “Arte da Perfeição Cristã”, do dominicano frei José da Câmara. Desta feita encontramo-nos com a meditação sobre o nascimento de Jesus em Belém, terceiro Mistério Gozoso do Rosário.

“Meditação
Considera, alma minha, aquela inefável alegria e inexplicável complacência que a Virgem Santíssima teria, vendo o Divino Verbo feito homem, de quem era Mãe, ficando Virgem! Oh com que humildade profunda, e com que devoção afectuosa o adoraria? Pondera as muitas lágrimas de alegria, amor, e ternura, em que romperia o coração desta Senhora, vendo ao Divino Verbo feito Menino para remir, e resgatar o Mundo da escravidão do pecado, vendo ao Senhor do Universo tão pobre, que nascia num Presépio por não achar outro lugar! Oh que confusão, alma minha, para aquele insaciável apetite que tens de adquirir riquezas, Palácios, Alfaias, e tudo o mais de que usa a vaidade do Mundo! Conformam-se estes desejos com não ter o Menino Deus naquele presépio outro berço mais que um pouco de feno? Que dizem as riquezas, que desejas, com tanta pobreza, como a que estás observando neste Supremo Rei da glória? Os Palácios com um presépio, que lhe serve de morada? As alfaias supérfluas com uns pobres panos, em que sua Mãe Santíssima o envolveu?
Sendo Senhor do Mundo todo, não houve quem lhe oferecesse uma casa, em que nascer! Oferece-lhe o teu coração, alma minha. Porém se esse coração está ocupado com afectos mundanos, é certo que aquele Deus menino te não há-de aceitar essa oferta; nem tu te atreverás a oferecer-lhe para morada o teu coração ocupado de semelhantes afectos. Mas considera bem, que o Menino Deus está chorando, sendo o motivo das suas lágrimas o ver, que para o teu coração o não convidas! Lança fora de teu coração todos os afectos terrenos, e oferece-o ao Menino Deus para aposento.
Ainda que o vês dos homens tão desconhecido naquele presépio, em que está reclinado, nele Maria Santíssima, e seu Esposo o adoram, os Anjos como a seu Deus o veneram, os Pastores o reverenciam, o Céu, a terra, e todas as mais criaturas insensíveis, no modo que lhes é possível, como a seu criador lhe tributam obséquios, porque todas as criaturas se derretem em doçuras à vista de tal prodígio. E há-de ser possível, alma minha, que não vás render adorações ao teu Deus, que por amor de ti se fez menino, padecendo frios e experimentando pobrezas? Ora seja este o mais eficaz motivo para de hoje em diante sobre todas as coisas o amares.
Pede ao Menino Deus por intercessão da Virgem Santíssima, sua Mãe, queira com o seu frio abrasar teu coração, com o seu desamparo amparar-te, e com a sua pobreza enriquecer-te do seu soberano amor e da sua Divina graça.

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha desta bela Meditação do Nascimento de Jesus por Frei José da Câmara. À semelhança das Meditações anteriores a profundidade dos temas e a beleza dos mesmos são uma constante. Que importante exortação ao despojamento dos bens materiais e dos afectos terrenos! ... “Oh que confusão, alma minha, para aquele insaciável apetite que tens de adquirir riquezas, Palácios, Alfaias, e tudo o mais de que usa a vaidade do Mundo!” … (...) ...“Mas considera bem, que o Menino Deus está chorando, sendo o motivo das suas lágrimas o ver, que para o teu coração o não convidas! Lança fora de teu coração todos os afectos terrenos, e oferece-o ao Menino Deus para aposento.”…
    Que importante meditação que nos desinstala, Frei José Carlos. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Que motivadoras e doces palavras, as de Frei José da Câmara, que tão generosa e solicitamente partilha connosco, Frei José Carlos!
    Por longa que tenha já sido a caminhada visando contrariar os afectos mundanos, ainda muito nos faltará para ter o coração incondicionalmente aberto ao acolhimento do Menino Deus.
    Estas meditações, por si oferecidas, alimentam-nos espiritualmente e revestem-nos o coração de ternura contemplativa do Senhor.
    Desejo-lhe um santo dia,
    GVA

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,

    Muito grata pela bela e maravilhosa partilha que nos propõe para Meditação sobre o nascimento de Jesus em Belém,por Frei José da Câmara,do pequeno livro "Arte da Perfeição cristã".Este tema é duma profundidade tão grande de meditação e tão rica de humildade,de ternura,amor e Salvação,para a humanidade.
    Que saibamos Lançar fora do nosso coração,todos os afectos terrenos,e oferecer ao Menino Deus para aposento,como nos diz o Frei José Carlos neste belo texto.Peçamos ao Menino Deus por intercessão da Virgem Santíssima,Sua Mãe,queira com o seu frio abrasar nosso coração,com o seu desamparo amparar-nos,e com a sua pobreza enriquecer-nos do seu soberano amor e da sua Divina graça.
    Obrigada por esta magnífica partilha que me ajudou a Meditar neste Mistério tão profundo.Uma boa noite.Bem haja,Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar