sexta-feira, 15 de julho de 2011

Meditação do Mistério da Morte de Jesus na Cruz por frei José da Câmara

Apresentamos a última meditação para os Mistérios Dolorosos composta por frei José da Câmara para o seu livro “Arte da Perfeição Cristã”.

“Meditação
Considera, alma minha, como chegando o teu Redentor ao Monte Calvário tão aflito, cansado, e atormentado, com a Cruz, que levava aos ombros, diante de sua Santíssima Mãe lhe despiram os vestidos, sem respeito à sua modéstia, e recato; e com a maior crueldade, que se pode imaginar, pregaram com duros pregos as mãos, e pés do teu Jesus naquela Cruz, trespassando-lhe a carne, e quebrando-lhe os ossos. Pondera bem que intensas seriam as dores do Filho neste Martírio, e como chegaria ao coração da Mãe este espectáculo.
Pregado na Cruz o levantaram com tanta tirania, que lhe abalaram os ossos todos, saindo rios de sangue com movimento tão violento daquela humanidade tão ferida. Entre dois ladrões o colocaram, padecendo todo o género de tormentos. Na fama blasfemando-o, na honra injuriando-o, nos amigos desamparando-o, e na alma entristecendo-se. Todos os sentidos do teu Jesus aqui padeceram muito pelos excessos, com que os teus sentidos exteriores haviam de ofender a Deus. O sentido do ver padeceu muito, vendo aquela Mãe Santíssima tão aflita, e trespassada na alma com uma espada de dor. O sentido do ouvir padeceu muito ouvindo os opróbrios, que lhe diziam, e blasfémias, com que o injuriavam. No olfacto sofrendo o mau cheiro dos corpos mortos no Calvário. No gosto bebendo fel, e vinagre. No tacto sofrendo aqueles duros, e agudos cravos, que lhe trespassaram as mãos, e os pés, e neles se estava sustentando aquela Santa humanidade. Como diz isto bem com os teus melindres!
Pondera muito de vagar quem é o que padece? Que padece? Por quem padece? E para que padece? Quem padece, é o mesmo Deus. O que padece, são os tormentos mais cruéis, que viu o mundo. Por quem os padece, é por ti, que tão mal lhe pagas tantas finezas. Para que padece, é para te livrar da escravidão do Demónio. Há-de ser possível, alma minha, que custando ao teu Jesus tanto este resgate, ainda hajas de querer voluntariamente o cativeiro do Demónio? Pelo pecado te fazes sua escrava, e cativa; e hás-de buscar este cativeiro depois de estares resgatada a tanto custo? Não seja assim daqui por diante, alma minha; não ofendas mais ao teu Jesus: cuida em emendar a vida, e aproveita-te do muito, que naquela Cruz por teu amor padeceu. Recolhe-te naquelas Chagas, entra naquele coração, já que tens a porta aberta. Pede-lhe mito eficazmente perdão das tuas culpas, que para todas tens remédio naquelas feridas. Promete de nunca mais ofender ao teu Deus, e lava com rios de lágrimas aqueles rios de sangue.
Pondera a espada de dor, que atravessaria a alma daquela Virgem Santíssima, vendo padecer a seu Filho tais tormentos. Não te apartes desta Senhora: pede-lhe com lágrimas, e gemidos te alcance de seu Filho o aproveitares-te do seu preciosíssimo sangue, e do fruto de sua Paixão Santíssima.”

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Ao meditarmos na continuação do sofrimento de Jesus, a Crucificação, que pertinente é a interrogação de Frei José da Câmara : ... “Como diz isto bem com os teus melindres!”…
    Tantas interrogações e reflexões que os Mistérios Dolorosos de Frei José da Câmara nos deixam para ponderarmos no nosso processo de conversão. …”NÃO SEJA ASSIM DAQUI POR DIANTE, ALMA MINHA; NÃO OFENDAS MAIS AO TEU JESUS: CUIDA EM EMENDAR A VIDA, E APROVEITA-TE DO MUITO, QUE NAQUELA CRUZ POR TEU AMOR PADECEU. RECOLHE-TE NAQUELAS CHAGAS, ENTRA NAQUELE CORAÇÃO, JÁ QUE TENS A PORTA ABERTA. PEDE-LHE MUITO EFICAZMENTE PERDÃO DAS TUAS CULPAS, QUE PARA TODAS TENS REMÉDIO NAQUELAS FERIDAS. “…
    QUE O SENHOR NOS ILUMINE PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DA PAIXÃO DE JESUS.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha. Bem haja.
    Votos de um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta excelente Meditação que partilhou connosco,muito profunda e tão cheia de sentido para nós.Como nos diz o Frei José Carlos neste belo texto,saibamos deixar a vida de pecado e não ofender mais este Jesus que padeceu tanto por nós,Ele que deu a vida por cada um de nós.Obrigada por esta maravilhosa partilha.
    Desejo-lhe uma boa semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar