sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Celebrações da Palavra com as Turmas do Externato Marista de Lisboa

Estou a chegar a casa de uma Celebração da Palavra no Externato Marista de Lisboa, da terceira do dia de hoje e a última desta semana, pois já em dias anteriores tive a alegria de celebrar a Palavra de Deus com os alunos do Externato.

Todos os anos é uma experiência nova, uma experiência que me enriquece pela diversidade, pela imaginação, pela alegria colocada e pelo empenho manifestado de que a celebração seja a melhor.

Iniciei o dia com uma celebração do quinto ano, a turma B, que como está a dar os primeiros passos nesta caminhada escolheu como mote e tema da celebração “Nasce a amizade entre nós”.

Por volta da hora de almoço celebrei com os finalistas da turma 1/A do décimo segundo ano, aqueles que já chegaram à “Meta”, que já percorreram os caminhos da amizade e do enriquecimento mutuo e por isso levam uma experiência que todos desejamos que não desperdicem.

Ao final da tarde a turma B do sétimo ano, aqueles que se encontram a iniciar um outro ciclo, e por isso é necessário tentar de novo, mas tentar com as experiências e riquezas já acumuladas no segundo ciclo, e por isso o tema da celebração “Conhece e aceita”.
Costumo dizer-lhes como fico feliz por participar nas celebrações, como me carregam as baterias, me enchem de gozo, ainda que me questione se acreditam, pois é natural no adolescente dar pouco crédito à palavra dos mais velhos.
Mas ainda assim, não deixa de ser verdade, não deixam de me prover da sua alegria, que depois baila entre os refrãos das músicas que cantamos e vou trauteando pelo caminho de regresso a casa, ou já aqui sentado à secretária.

E por isso, e por eles, pelos momentos vividos e partilhados, por vê-los crescer dou graças a Deus, e peço a bênção do Senhor para cada um, para que tenham a força e a ousadia de continuarem a acreditar que o bem é possível e a plenitude da realização está ao nosso alcance com Jesus.

Ilustrações. Lembrança da Celebração do 5ºB, Lembrança da Celebração do 12º1/A, e Guião da Celebração da Palavra do 7ºB.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Um grande obrigada pela partilha das “Celebrações da Palavra com as Turmas do Externato Marista de Lisboa”. Quando passei a primeira vez pelo blogue não era possível ver as ilustrações. E se era muito fácil compreender a alegria que podia sentir pelo texto que elaborara, considerei que devia esperar pelas ilustrações. Fiquei maravilhada. A Lembrança da Celebração do 5º. B é de grande ternura “Nasce amizade entre nós” ilustrada de forma tão bela. Que saudades destas rodas em que não receamos dar as mãos de modo tão fraterno!
    A Lembrança da Celebração do 12 1/A surpreendeu-me “aparentemente” pela frase que foi escolhida do escritor José Saramago e que confirma o que alguns de nós pensa de José Saramago e do desassossego permanente que revelou numa busca do invisível. É uma frase verdadeira e profunda. É interessante apreciar a diversidade e a beleza do grupo.
    O excerto do Guião da Celebração da Palavra do 7º. B está muito bem construído e maravilhosamente ilustrado ...“Guiado pela mão eu vou/E sigo como ovelha que encontrou Pastor/Guiado pela mão com Jesus eu vou/Aonde ele vai” ... . O tema escolhido “Conhece e Aceita” é assertivo e que bem justificado.
    E se a adolescência é um dos períodos de dúvidas, de atitudes radicais, complexo, digo se me permite, Frei José Carlos, as sementes, os valores transmitidos, os diálogos que são sentidos como autênticos, ficam. Acredito que Jesus, no momento menos esperado, chamar-nos-á, está à nossa espera, vem ao nosso encontro.
    Como nos transmite ...” E por isso, e por eles, pelos momentos vividos e partilhados, por vê-los crescer dou graças a Deus, e peço a bênção do Senhor para cada um, para que tenham a força e a ousadia de continuarem a acreditar que o bem é possível e a plenitude da realização está ao nosso alcance com Jesus.”
    Esta partilha no que traduz entre outras coisas de explosão de alegria quando nos comunica que ...” não deixam de me prover da sua alegria, que depois baila entre os refrãos das músicas que cantamos e vou trauteando pelo caminho de regresso a casa, ou já aqui sentado à secretária”, recordou-me, em contextos diferentes, a partilha que o Leitor de Alemão, há muitas décadas, fazia com o grupo de alunos que todos os anos voluntariamente frequentava as aulas daquele Professor de idade muito avançada que escolhera Portugal para viver na juventude e que tinha essencialmente uma razão para depois dos setenta anos continuar a ouvir-nos e a ensinar-nos: a juventude dos alunos continuava a remoça-lo!
    Todos estão de Parabéns, Frei José Carlos. Que Jesus interceda junto de Deus para que as bençãos que pediu se concretizem. Peçamos ao Senhor que vos abençoe.
    Votos de um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar