quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lembranças das Celebrações da Palavra no Externato Marista de Lisboa

Uma vez mais estou a chegar a casa depois de passar o dia no Externato Marista de Lisboa, celebrando a Palavra de Deus com cinco turmas, 5ºC, 6ºA, 6ºD, 8ºA, 11º1A, e alguns pais que puderam participar.
Uma vez mais um dia de inebriamento na alegria daqueles alunos, no seu desejo de procurar fazer melhor as coisas que ainda não foram capazes de fazer, de progredir e de crescer.
E uma vez mais a oportunidade para dar graças a Deus por este banho de juventude, de esperança, de poder constatar que há tanto de bom nestes jovens, de que Deus vai continuando a fazer história connosco ainda que muitas vezes nós nos esqueçamos de fazer história com ele.
Ficam as lembranças e as recordações, a alegria e a emoção até à lágrima, de quem se sente um bem-aventurado de Deus por poder participar e partilhar destas celebrações em que Deus nos toca num sorriso, numa nota desafinada, num segundo de atenção à palavra que dirigimos e sentimos escutada.
Louvado sejas meu Senhor pela alegria, pela amizade, pela felicidade de sorrindo e brincando te poder anunciar como Pai que nos amas.


















Ilustrações: Recordações e Guião da Celebração

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Bem-haja e permita-me que manifeste uma grande satisfação e alegria pela partilha das “Lembranças das Celebrações da Palavra no Externato Marista”. É curioso como a partir das palavras partilhadas e das ilustrações, fui-me inspirando para reflectir em vários temas: a alegria, a amizade, a beleza da simplicidade, o desenvolvimento da juventude, os Ensinamentos de Jesus, a vida monástica vivida em clausura ou partilhada com o nosso próximo, o que vou aprendendo com algumas leituras feitas ou em curso sobre alguns destes temas.
    Que maravilha poder ler o que escreveu e que passo a transcrever: ...” Uma vez mais um dia de inebriamento na alegria daqueles alunos, no seu desejo de procurar fazer melhor as coisas que ainda não foram capazes de fazer, de progredir e de crescer.(…)
    E uma vez mais a oportunidade para dar graças a Deus por este banho de juventude, de esperança, de poder constatar que há tanto de bom nestes jovens, (…)
    Louvado sejas meu Senhor pela alegria, pela amizade, pela felicidade de sorrindo e brincando te poder anunciar como Pai que nos amas.”
    Como gratidão, pela partilha, Frei José Carlos, recordo algumas palavras da “Estrada da Alegria” do Padre José Tolentino (In, Um Deus Que Dança, Itinerários para a Oração, 2011), …” Só quem saboreia as pequenas alegrias se dá verdadeiramente conta das grandes. Só quem rejubila com a alegria dos outros percebe que ela é, em cada um de nós, uma onda puríssima que se expande.”...
    Peçamos ao Senhor que abençoe e proteja o Frei José Carlos e todos (as) os (as) que estão disponíveis para ajudar todos os jovens a crescer, ouvindo e vivendo os Ensinamentos de Jesus.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito grata,fiquei maravilhada ao ler este belo texto,que partilhou connosco e pela belíssima ilustração.A alegria pela partilha das celebrações da Palavra no Externato Marista de Lisboa.Como nos diz o Frei José Carlos,uma vez mais um dia de inebriamento na alegria daqueles alunos,no seu desejo de procurar fazer melhor as coisas que ainda não foram capazes se fazer, de progredir e de crescer.Um momento gratificante de dar graças a Deus,por este banho de juventude,de esperança,de poder constatar que há tanto de bom nestes jovens. Só quem saboreia as pequenas alegrias se dá conta das grandes.E ficam as lembranças e as recordações,a alegria e a emoção,até às lágrimas,de quem se sente um bem aventurado de Deus por poder participar e partilhar destas celebrações.
    Obrigada,Frei José Carlos,por esta partilha e pela alegria que nos deu em podermos também,saboriar estes momentos preciosos.Bem haja.Continuação de uma boa semana.Que o Senhor o ilumine e abençõe.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar