segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sempre que o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos. (Mt 25,40)

Uma das grandes novidades, se podemos chamar novidade, que encontramos nos ensinamentos de Jesus é que não nos salvamos sozinhos, não nos podemos salvar sozinhos. A nossa salvação é oferecida por Deus e intermediada pelos nossos irmãos.
Esta novidade opõe-se de forma paradigmática à resposta e pergunta que Caim dá a Deus depois de ter assassinado o seu irmão Abel, “serei eu porventura guarda do meu irmão?”.
À luz daquilo que a revelação nos ensina, e de modo particular a palavra de Jesus, a verdade é que somos guardas dos nossos irmãos, somos responsáveis por eles e por isso esta afirmação conclusiva de Jesus de que o que fizermos aos nossos irmãos é a ele que o fazemos e o que deixarmos de fazer é a ele que o deixamos de fazer.
A salvação não é assim um assunto pessoal, um assunto que resolvo exclusivamente com Deus, mas é um assunto universal, social, comunitário, que nos envolve a todos. Toda a humanidade, e cada um de nós particularmente, necessita neste processo de caminhada para Deus da presença e da solidariedade dos outros, de um apoio conjunto para que possamos todos partilhar da mesma alegria da vitória final.
Neste sentido somos convidados por Jesus a acolher a graça de nos sabermos e sentirmos filhos do mesmo Pai do céu e portanto todos irmãos. Ao acolhermos esta graça a perspectiva da nossa vida alarga-se e dilata-se, e de tal modo, que o Reino de Deus se torna presente e história activa, actuante.
Peçamos portanto ao Senhor esta consciência de nos sabermos responsáveis pelos nossos irmãos, pelos homens e mulheres que partilham a nossa caminhada de vida.

Ilustração: “Caim e Abel”, de László Hegedus, Galeria Nacional da Hungria.

2 comentários:

  1. Amigos e Amigas do 33catolico

    Como já é do conhecimento de todos, nós últimos dois meses venho travado uma verdadeira batalha tentando reverter à ação de um cracker que roubou o domínio 33catolico, infelizmente não houve jeito. Deixo aos irmãos e irmãs que evangelizam pela internet um alerta, cuidado com o blog “robandoblogs”, e para tentar minimizar a ação de vândalos, troque a sua senha periodicamente.

    Mas o tempo de stress e angustia já passou, graças às orações e palavras de carinho e apoio de todos vocês, verdadeiros irmãos e irmãs em Cristo, conseguimos dar a volta por cima, pois a obra de Deus não pode parar, e como o próprio Jesus afirmou: “as forças do mal não prevalecerão”.

    Estamos de volta, agora com o domínio www.catolicoscomjesus.com, nossa pagina está bem mais dinâmica; novas colunas, novos temas, um designer bem mais leve, voltamos com tudo. Toda a equipe antiga permanece e para glória de Deus, uma turminha nova está chegando para poder atender a todos que recorrem a nós.

    Em nome de todos que fazem o “Católicos com Jesus”, agradeço as orações dos irmãos e irmãs e peço que visitem a nossa nova pagina, cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações, inclusive a “Liturgia Diária Comentada”, cadastre-se também como seguidor, agora mais do que nunca estamos precisando do apoio de vocês para retornar com força total.

    Aos “Amigos da Liturgia” informamos que o novo banner já está disponível em nossa pagina, por favor, substituam. Se você tem um blog/site e ainda não faz parte desta rede de evangelização, deixo aqui o convite para vir juntar-se a nós, pois como diz o nosso lema:

    “A família de Deus é uma só, juntos somos mais”

    Fiquem com Deus e sob a proteção da Sagrada Família.

    Ricardo e Marta
    Comunidade São Paulo Apóstolo
    www.catolicoscomjesus.com
    catolicoscomjesus@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Leio e reflicto no texto da Meditação que partilha connosco. O Evangelho do dia e o texto que elaborou recorda-nos que ...” À luz daquilo que a revelação nos ensina, e de modo particular a palavra de Jesus, a verdade é que somos guardas dos nossos irmãos, somos responsáveis por eles e por isso esta afirmação conclusiva de Jesus de que o que fizermos aos nossos irmãos é a ele que o fazemos e o que deixarmos de fazer é a ele que o deixamos de fazer.” ...
    Porém, Frei José Carlos, vai mais além ao salientar-nos que ...” A salvação não é assim um assunto pessoal, um assunto que resolvo exclusivamente com Deus, mas é um assunto universal, social, comunitário, que nos envolve a todos” (…) “para que possamos todos partilhar da mesma alegria da vitória final.”…
    Somos todos convidados por Jesus e por todos os que nos ajudam na Caminhada para o Pai, à partilha, à solidariedade, à fraternidade, ao amor ao nosso próximo, entendido como aquele que se abeira de nós ou que nós procuramos quer partilhem ou não o nosso credo religioso.
    A importância que a sociedade e muitos de nós passámos a atribuir ao ter, ao parecer, ao poder, e a outras formas de superioridade e egoísmo, levou-nos a esquecer os outros, os nossos irmãos, o verdadeiro sentido da vida.
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e ...” Peçamos portanto ao Senhor esta consciência de nos sabermos responsáveis pelos nossos irmãos, pelos homens e mulheres que partilham a nossa caminhada de vida.”
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, por nos salientar que ….” Toda a humanidade, e cada um de nós particularmente, necessita neste processo de caminhada para Deus da presença e da solidariedade dos outros”. Que o Senhor o abençoe e guarde, Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar