segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias! (Mc 9,25)

Do meio da multidão alguém grita por socorro a Jesus, um pai pede ajuda para o seu filho que tem um espírito mudo. Os discípulos não tinham sido capazes de o expulsar, de realizar aquele milagre, algo que deixa Jesus de certo modo desesperado com a falta daquela gente.
Quando chegam a casa, depois do milagre operado e da desesperação do Mestre, os discípulos não se envergonham de perguntar a Jesus como não lhes tinha sido possível expulsar o espírito mudo, ao que Jesus responde que só com a oração era possível.
Com esta resposta Jesus coloca em evidência o que estava em causa naquele milagre, a razão porque eles não tinham sido capazes e ele tinha sido capaz.
Se a oração era o remédio e a possibilidade de realizar aquela expulsão de espírito era porque aquele espírito mudo e surdo se encontrava nos antípodas da mesma oração, que ao contrário da mudez e da surdez do mal é escuta e diálogo.
Com este milagre Jesus mostra-nos que a palavra nos foi novamente entregue, que recuperámos a possibilidade de escutar Deus e de falar a Deus, que fomos colocados em relação de diálogo, de um diálogo que se concretiza na oração.
Assim curados e recuperados para o diálogo não nos fechemos no nosso mutismo ou na surdez de não querer ouvir Deus, mas disponhamo-nos a escutá-lo, a falar-lhe, porque como diz o salmista no Salmo 9, “O Senhor jamais abandona aqueles que o procuram”.

Ilustração: “Jesus curando um surdo mudo”, de Bartholomeus Breenbergh, Museu do Louvre.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Que o Senhor não permita que o nosso espírito se feche no medo, na tristeza, incapazes de escutar, de dialogar, de orar a Deus, mesmo quando nos sentimos mais frágeis, mais inseguros. Que fé e confiança são necessárias, Frei José Carlos!
    No texto da Meditação recorda-nos que Jesus ao fazer o milagre de expulsar o espírito mudo ...” mostra-nos que a palavra nos foi novamente entregue, que recuperámos a possibilidade de escutar Deus e de falar a Deus, que fomos colocados em relação de diálogo, de um diálogo que se concretiza na oração.”…
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha, por exortar-nos … “a ouvir Deus, a escutá-lo, a falar-lhe, porque como diz o salmista no Salmo 9, “O Senhor jamais abandona aqueles que o procuram”. Que o Senhor abençõe e proteja o Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar