segunda-feira, 30 de maio de 2011

Confissão de Nossa Senhora a São Domingos

Quando menos esperamos acontecem algumas surpresas. Foi o caso de hoje e de uma fotocópia velha que me veio ter à mão. Fazia parte do espólio de um dos nossos irmãos falecidos, e é um testemunho de mais uma daquelas coisas que vamos guardando no baú dos nossos papéis por paixão à Ordem a que pertencemos e a São Domingos.
Não tem qualquer referência bibliográfica, pelo que não posso indicar a origem da fotocópia, mas apenas os dados da ficha etnográfica que nela aparece e que diz que esta oração ou conjunto de estrofes foi recolhida por Edite da Silva Neves junto de Etelvina Neves, com 60 anos de idade, do lugar de Penedono no distrito de Viseu e por volta de 1959.
É uma confissão de Nossa Senhora a São Domingos que vale a pena dar a conhecer pelo inusitado, razão porque certamente o nosso irmão a teria também guardado entre os seus papéis.

Ó meu Padre Sã Domingos, confissão me hás-d’ óvir,
Sinto-me agora ocupada, in vésperas de parir.
Assentou-se o confessor, ajoelhou a donzela;
Cum o seu ventre sagrado, resplendor do céu e terra.
O padre qui a óviu alvorou seu pensamento,
- P’ra confessar os pecados, vamos òs mandamentos.
- O primeiro qu’ eu amei, foi a um Deus e Sinhor,
A quem trago no meu ventre, a quem tenho tanto amor.
O sigundo qui é jurar, faço jura de contino:
A 25 de Março, incarnou Verbum devino;
A 25 de Março, tiv’ eu grand’ acupação,
Cum delírios pensamentos, da bela Incarnação.
O quarto qui é honrar nossos Pais mais qui a nós,
Num dezei qui é ofensa chamar a Jesus por Vós.
O quinto qui é matar, eu nunca matei ninguém;
Quando, podendo ser, questumei de fazer bem.
O sexto qu’ eu levantei o céu à minha memória,
Deus me deu pro pureza, e a graça, a sua glória.
O sétimo qui eu sempre fui uma fina roubadoura,
Roubei a Jasus Cristo, Jasus Cristo Salvador.
O oitavo qui eu sempre fui casta e pura donzela,
Filha de Sã Joaquim, resplandor de céu e terra.
Ó meu Padre Sã Domingos. Já ‘stá dit’ à confissão,
Nela me dei penitência, num me deis òservição.
- Levantai-vos, pomba branca, arrelicário devino,
Num tenho de que vo-lo bote, nem de vos convessar sou dino.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha da oração, Confissão de Nossa Senhora a São Domingos. Esta partilha recorda-nos que muitos crentes alimentaram (alimentam) a sua fé com as orações nascidas do coração de outros crentes. A forma como chegam até aos nossos dias não é relevante para o fim a que se destinam, creio.
    Bem haja pelo dom da partilha.

    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar