sábado, 21 de maio de 2011

Tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei (Jo 14,14)

Poderá haver promessa mais fascinante que esta que Jesus nos deixa ao dizer-nos que tudo o que pedirmos ao Pai em seu nome, ele nos concederá?
E no entanto quantas vezes nos esquecemos desta promessa, quantas vezes nos deixamos levar por pedidos sem nexo e sem força, sem a força de um nome.
Ou será porque pedir em nome de Jesus, pedir alguma coisa, não significa pedir banalidades nem bagatelas, mas ter presente a pessoa que representa o nome?
Pedir a Deus Pai pelo nome de Jesus significa ter presente a pessoa e a vida de Jesus, porque o nome diz a pessoa e diz a vida. E neste caso diz a pessoa que é o Filho de Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, partilhando da glória celeste do Pai mas também da condição mortal do homem.
Diz também a vida, mistério de encarnação, pobre em Nazaré, trabalhador carpinteiro, emigrante numa terra que não é a sua, proclamado pelas multidões rei de Israel mas também por essa mesmas multidões desprezado como condenado à morte.
Vida feita de caminhos e encontros, outros tantos desencontros, de sede e por vezes de muita sede, de companheiros e amigos que não compreendem as suas palavras, e de outros que procuram nas suas palavras um motivo para o condenarem.
O nome de Jesus diz a sua história e a sua vida, o seu projecto de amor e a morte sofrida por ele, e por isso nos distanciamos, nos esquecemos, porque não é fácil, e não nos queremos arriscar nem envolver no que significa e representa esse nome.
E no entanto foi este nome e a sua força que Pedro ofereceu ao paralítico que à porta do templo lhe pedia esmola. Não tendo ouro nem prata, Pedro oferece o nome de Jesus, interpela o poder de Deus pelo nome do Filho, e o paralítico andou, porque ao nome de Jesus todos os joelhos se dobram no céu e na terra, todas as forças se subjugam.
Como deveria ser suave e frequente em nossos lábios o nome de Jesus, para que o Pai nos atendesse por seu Filho e nosso Salvador nas nossas necessidades.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por partilhar connosco o texto esta profunda Meditação, por nos recordar a promessa, como diz, fascinante de Jesus ao dizer-nos “Tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei (Jo, 14,14)”.
    Saibamos cuidar a qualidade da nossa relação com Jesus. Como nos salienta ...”Pedir a Deus Pai pelo nome de Jesus significa ter presente a pessoa e a vida de Jesus, porque o nome diz a pessoa e diz a vida.”…
    Que o Senhor nos ilumine, fortaleça na fé e conceda-nos o dom da humildade na nossa vida quotidiana, descobrindo Jesus Cristo no nosso próximo, nas nossas acções, nas nossas relações, nos nossos sofrimentos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar