terça-feira, 3 de maio de 2011

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6)

Após a celebração da Páscoa estas palavras de Jesus, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, assumem contornos mais fortes, cores mais luminosas, consistências mais ricas.
Assim, encontramos Jesus a caminho de Emaús com aqueles dois discípulos que fogem de Jerusalém e daquilo que eles imaginam que é o fim e o desastre de Jesus, do seu Mestre e das suas aspirações pessoais. Jesus coloca-se em caminho com eles, questiona-os, ensina-os e faz vibrar nos seus corações uma alegria que não sabem explicar, mas que sentem e descobrem mais tarde que era devida à presença de Jesus.
Jesus é o caminho ao ser caminhante, ao colocar-se ao lado do homem em demanda de um fim, de um futuro, de uma terra prometida. Jesus é o caminho ao fazer-se homem e dessa forma ao mostrar ao homem que é pela sua humanidade que pode e deve prosseguir o sonho da divindade.
Jesus é o caminho ao mostrar-nos os caminhos pelos quais nos podemos desgarrar, os caminhos que levam a becos sem saída, os caminhos do egoísmo e da injustiça, e ao mostrar-nos o caminho da fraternidade e da justiça que promovem a verdadeira realização do homem, a sua plenitude.
No momento em que Jesus se encontra diante de Pilatos diz-lhe que veio ao mundo para dar testemunho da verdade, que ele é da verdade. Contudo, Pilatos céptico e diletantemente pergunta-lhe o que é a verdade, recusando-se dessa forma a ver a verdade da injustiça que lhe estava diante dos olhos, a verdade do crime que se cometia com um inocente como era aquele homem.
Jesus é a verdade na totalidade da sua humanidade, nessa humanidade experimentada até ao limite, até ao fim em todas as suas consequências. Jesus é a verdade também na totalidade da sua divindade, nesse Filho de Deus incarnado para redenção da obra amada e passível de perdição.
Jesus é a verdade da sabedoria, uma verdade que faz com que as verdades dos homens e dos poderosos sejam loucura ou escória porque se fundam em realidades perecíveis e mutáveis, enquanto que a sua verdade é eterna e imutável, inegável no seu prosseguimento e no desejo de bem.
E Jesus é a vida porque é capaz de a dar, de a entregar pelos outros, pelos homens que ainda se encontram numa situação de exclusão, porque pelo seu dom é capaz de restabelecer a filiação com o Pai e portanto fazer de todos os homens seres viventes, seres capazes e passíveis de vida divina.
E como diz em outra passagem do Evangelho de São João, veio a este mundo para que os homens tenham vida e a tenham em abundância, como uma oferta sem limites nem juros a liquidar por essa oferta e abundância.
Neste sentido as nossas caminhadas, as nossas buscas de verdade, e as nossas vidas frágeis e limitadas não podem deixar de se abeirar de Jesus para que possam ser repletas de plenitude, para que se possam encontrar realizadas.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Bem haja pela maravilhosa Meditação que partilha connosco ao mostrar-nos as diferentes maneiras como podemos compreender como Jesus é “o Caminho, a Verdade e a Vida”. É um texto de formação, de orientação, de síntese sobre a dimensão divina e a missão de Jesus que nos interpela e exorta ao recordar-nos que ...” as nossas caminhadas, as nossas buscas de verdade, e as nossas vidas frágeis e limitadas não podem deixar de se abeirar de Jesus para que possam ser repletas de plenitude, para que se possam encontrar realizadas.”
    Senhor, iluminai-nos nas nossas trevas para que possamos sentir Jesus presente no nosso quotidiano, nas veredas dos nossos caminhos.
    Obrigada por esta partilha, profunda, que nos encoraja a fortalecer a nossa relação com Deus. Bem haja, Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar