domingo, 15 de maio de 2011

Encontro da Família Dominicana em Viana do Castelo

Como é tradição, uma vez mais nos reunimos e encontrámos para festejar esse dom da diversidade de carismas do espectro dominicano. Desta feita no norte de Portugal, mais precisamente em Viana do Castelo e no convento de São Domingos que D. frei Bartolomeu dos Mártires ali fundou em 1560.

Foi um momento de partilha e formação no que diz respeito à história daquela casa e do seu fundador, foi um momento de convívio com alguns e algumas que já não víamos há algum tempo, foi também um momento de oração junto do túmulo do Beato frei Bartolomeu dos Mártires.
Foi também a oportunidade e o momento para alguns de nós, sobretudo para algumas irmãs, em quem estou a pensar em particular, escaparem um pouquinho dos seus ritmos quotidianos e viverem um momento mais distendido e relaxado.
Como já se adivinhava, e para tristeza de todos nós, faltaram representações de algumas comunidades e implantações dominicanas no país, mas a distância e as dificuldades económicas foram as grandes responsáveis, pois certamente não faltaria vontade de estar presentes àqueles que não estiveram.
Não podemos deixar de salientar as numerosas presenças de Lisboa, de Fátima, de Coimbra e do Pinheiro da Bemposta, que com a sua juventude deu um outro colorido ao encontro. Não podemos também deixar de salientar a presença de todos os ramos da Família, frades, irmãs, leigos, jovens e até mesmo simpatizantes.
Nem podemos deixar à margem o padre Armando, o pároco de Nossa Senhora de Monserrate, paróquia responsável da igreja e de alguns espaços do antigo convento e que solicitamente nos acolheu e tudo disponibilizou para que nos sentíssemos em casa, na nossa casa como dizia. A ele o nosso agradecimento fraterno.
Assim, e por tudo o vivido e partilhado neste dia 14 de Maio de 2011, pela alegria e a fraternidade dominicanas, damos graças a Deus e recordamos com as imagens que ilustram esta breve notícia.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha do texto sobre o “Encontro da Família Dominicana em Viana do Castelo”, pelo texto e pelas imagens. Regozijamo-nos por mais um Encontro da Família Dominicana, pela oportunidade de partilha, da alegria e fraternidade dominicanas. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar